Novidade desta edição é o Slam Emancipado, uma batalha de poesias

A Prefeitura de Itapevi realiza, a partir do dia 25 de novembro, a segunda edição da Semana do Livro, Leitura e Literatura, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Av. Luiz Manfrinato, 194, Centro). As atividades são gratuitas e destinadas ao público geral.

A proposta da administração municipal é motivar e divulgar a importância da leitura para a população. São eventos para estimular a criatividade, como oficina literária e de cordel, feira de troca de livros, contação de histórias e a batalha de Slam, uma disputa espontânea de poesias entre duas pessoas.

Na segunda-feira (25), das 14h às 16h, acontece a Oficina de Conto – Aprendendo um Pouco Mais, com a escritora e jornalista Juh de Oliveira. A ideia é passar para os interessados as principais técnicas e o formato de um texto neste estilo literário.

Na terça-feira (26), das 8h às 17h, será realizada a Feira de Troca de Livros Usados. Para participar, basta levar obras em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários (menos didático) e trocá-los na base de 1 por 1.

Na quarta-feira (27), é a vez do projeto Histórias de Cordel, do Instituto Eurofarma, das 10h às 10h30 e das 14h30 às 15h. O cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular nordestina brasileira, onde utiliza desenhos em preto e branco e versos curtos, em livros com poucas páginas.

No dia 28, às 15h, os interessados tem a oportunidade para participar da Contação de História, com temas infantis. O último evento será-feira (29), com o Slam Emancipado, uma batalha de poesias, às 18h, com participação espontânea dos presentes. O slam é uma arte em expansão no país, sendo muito conhecida pelos jovens. Os participantes utilizam rimas, repertório de vivência e literatura para elaborar poesias nos confrontos, conhecidos por batalhas.

Todas essas ações são promovidas na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que tem em seu cadastro cerca de 700 usuários regulares cadastrados, que emprestam em média 3.500 livros por ano.

Incentivo à Leitura

A Semana do Livro, Leitura e Literatura foi instituída por meio da lei municipal 2468/2017 e integra o Programa Municipal de Incentivo à Leitura, que tem como objetivo estimular e promover o hábito da leitura.

Com o mesmo objetivo, em agosto, a Secretaria de Educação promoveu 2º Concurso Novas Leituras em Família, para estimular a leitura em casa, como atividade familiar.

Em 2018, a Prefeitura lançou o Programa Todo Mundo Lendo.  A iniciativa consiste na instalação de caixas de livros nos prédios públicos municipais que funcionam como minibibliotecas acessível a toda a população.

Já em 2017, o Programa Biblioteca Itinerante – Contação de Histórias, realizado em 40 escolas municipais, possibilitou que 21 mil crianças participassem das atividades lúdicas de leitura.