Serviço foi realizado pelo Castramóvel, consultório itinerante que percorre os bairros da cidade

A Prefeitura de Itapevi realizou 4.023 cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos, em 2020. O serviço teve início em fevereiro, a partir da criação do Castramóvel, um ônibus adaptado como consultório veterinário itinerante.

Para o próximo ano, a Prefeitura estima realizar 6 mil castrações. O serviço, que tem como objetivo controlar a população animal, será retomado a partir da segunda quinzena de janeiro, com a abertura inicial de 1,5 mil vagas.

O cadastro pode ser feito, a partir desta segunda-feira (14), por meio do site http://castracao.itapevi.sp.gov.br/. Após a inscrição, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais entram em contato para fazer o agendamento, por isso, é importante que os contatos fornecidos estejam corretos e possam receber ligação em horário comercial. O tempo médio de espera é de até 90 dias.

Por ser um consultório adaptado, são realizadas cirurgias em pets com até 15 quilos e sem raça definida. O programa gratuito não contempla animais de raça.

Recomendações

Os animais devem estar com, pelo menos, seis horas de jejum de alimentação e água e chegarem até 15 minutos antes do horário agendado. Devem ser trazidos em caixas de transporte (uma por animal), por um único tutor adulto obrigatoriamente, sem outros acompanhantes e crianças.

As medicações para o pós-operatório serão entregues na alta do animal, como antibiótico, analgésico e antiinflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias e nunca em jejum.