A Prefeitura de Itapevi inicia, na próxima terça-feira (2), as cirurgias da 7ª etapa da Campanha 2023 de Castração Gratuita de Cães e Gatos. O serviço que é realizado no Castramóvel, acontecerá até 12 de maio, na Rua Gaudêncio Barbosa, 486, no Jardim Julieta, das 8h30 às 11h30.

Você que já realizou a sua inscrição online e foi contatado pela Secretaria do Meio Ambiente de Defesa dos Animais, mas tem pendências com a assinatura do Termo de Consentimento cirúrgico para que seja dada continuidade ao agendamento do procedimento cirúrgico do seu pet, é necessário ir pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na secretaria (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi).

A medida é válida para os responsáveis pelos animais inscritos online nos bairros Santa Cecília, Bela Vista, Jardim Briquet, Vitápolis, Jardim Julieta, Cardoso, Centro. Lembrando que o município realiza a cirurgia apenas em animais sem raça definida.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-0344.

Recomendações para o procedimento

Os pets devem estar com, pelo menos, seis horas de jejum de alimentação e água e chegarem até 15 minutos antes do horário agendado. Devem ser conduzidos em caixas individuais de transporte (no caso de gato), ou, coleiras guias para cães. Os animais só poderão estar acompanhados de um único tutor adulto obrigatoriamente, sem outros acompanhantes e crianças.

A Secretaria também disponibiliza ao tutor dos animais as medicações que o pós-operatório exige, como: antibiótico, analgésico e anti-inflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias e nunca em jejum.

Como fazer a inscrição

As inscrições estão abertas para todos os bairros. Para ter o procedimento agendado, os donos de pets devem inscrever os animais no site da Prefeitura (https://castracao.itapevi.sp.gov.br). Pode ser solicitada a castração de até quatro animais (gatos ou cães) por CPF. Serão aceitas inscrições feitas por maiores de 18 anos.

Após o cadastro, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais irão entrar em contato telefônico com os tutores para agendamento da data do procedimento veterinário.

Se você fez a inscrição e ainda não foi contatado, não se preocupe, os procedimentos cirúrgicos gratuitos acontecem em diversas fases durante o ano e o tempo médio de espera é de até 90 dias, devido ao grande número de pedidos.

Sobre o Castramóvel de Itapevi

O Castramóvel é um consultório veterinário itinerante que circula entre os bairros da cidade realizando atendimentos pré-agendados. O veículo adaptado já realizou mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos desde que começou atender cães e gatos de Itapevi em fevereiro de 2020.