A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta quarta-feira (15), diversas atividades em celebração ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, no CCI (Centro de Convivência do Idoso), no Bairro dos Abreus. As ações reuniram mais de 100 pessoas, beneficiárias dos programas socioassistenciais oferecidos na cidade.

A programação de eventos contou com a palestra sobre as temáticas Estatuto do Idoso, formas de violência contra o idoso e canais de denúncia, ministrada pela advogada Cristiane Furlani, pós-graduada pela Universidade Unifieo nas áreas de Direito e Processo Civil e Direito e Processo Penal, além da uma palestra sobre o assunto Importância e Papel do Conselho Municipal do Idoso, com Luiz Carlos Delgado de Aguiar, membro do CMI (Conselho Municipal do Idoso de Itapevi).

Além dos encontros também foram realizadas apresentações de coreografias e danças com idosos do CCI; aferição de pressão e glicemia, com profissionais da saúde; e avaliação de acuidade visual e saúde bucal, com parceiros do Lions Clube.

A atividade foi realizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Lions Clube.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa celebrado, no dia 15 de junho foi instituído, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

A violência contra a pessoa idosa tem várias formas, como a violência física e a violência patrimonial, que é caracterizada como a apropriação de bens ou patrimônio da vítima, como a exploração e o uso inadequado dos recursos financeiros do idoso.

Denuncie pelo Disque 100

Para denunciar qualquer tipo de violência contra o idoso, pode-se utilizar o Disque 100: a ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora, sendo resguardado o sigilo do denunciante.

A população pode ainda entrar em contato com o CREAS (Rua Ana Araújo de Castro, 494 – Jardim Itapevi) pelo telefone 4774-1054, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Militar atendem casos de emergência pelos telefones 199 e 153, além do 190 (24 horas).