A Prefeitura de Itapevi realiza neste mês de janeiro a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, conhecida como “Janeiro Roxo”. Em 31 de janeiro é o dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e no domingo (29), marca o Dia Mundial Contra a Hanseníase.

Essas datas reforçam o compromisso do município em controlar e monitorar essa enfermidade, além de oferecer o diagnóstico e o tratamento, divulgar informações e desfazer o preconceito. É essencial a conscientização da população. Neste mês está sendo expostos cartazes nas unidades de saúde e campanha nas redes sociais da administração municipal.

Ainda existem muitos mitos entre as pessoas com relação a doença, o que prejudica tanto o diagnóstico quanto o tratamento. Conhecer a Hanseníase é fundamental para que o tratamento seja realizado da forma adequada.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) do município estão aptas na realização do diagnóstico inicial e ainda oferecer encaminhamento para especialistas, se necessário.

O que é Hanseníase?

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. A doença atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada podendo apresentar evolução lenta e progressiva e, quando não tratada, é passível de causar deformidades e incapacidades físicas, muitas vezes irreversíveis.

Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Afeta essencialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

Assim que perceber o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e caso de hanseníase na família a orientação é que as pessoas procurem uma unidade de saúde. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença imediatamente.

Sinais e Sintomas

– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.
– Área de pele seca e com falta de suor.
– Área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas.
– Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.
– Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés).
– Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
– Edema ou inchaço de mãos e pés.
– Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
– Úlceras de pernas e pés.
– Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

09
Caso notar qualquer um desses sintomas, a população pode procurar as UBS’s e USF’s mais próximas de sua residência.