A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta sexta-feira (27), o I Festival de Atletismo Inclusivo, no CIE – Centro de Iniciação ao Esportes, com participação de atletas de Itapevi, Cotia e São Vicente. Para o jovem José Ricardo Pereira, de 14 anos, aluno da APAE Itapevi (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), foi o dia mais importante da vida dele. Essa emoção foi dita após participar da prova de corrida.

A competição de Atletismo Inclusivo foi idealizada pela equipe de educadores do Paradesporto da Secretaria de Esportes e Lazer do município e contou com quatro provas nessa modalidade: corrida 100 metros, arremesso de peso, salto em distância e salto em altura. Todos adaptados para pessoas com deficiência.

O encontro reuniu 94 alunos com deficiência do programa Mais Esportes, da APAE Itapevi, APAE Cotia e Associação Novo Começo – São Vicente (SP). Todos os atletas receberam medalhas.

Para João Victor dos Santos o festival também serviu parar fazer novas amizades. “Foi muito bom, conheci pessoas bem legais”, afirmou o atleta de 22 anos, que se destacou na corrida de 100 metros.

“Nosso objetivo foi promover o respeito, a tolerância e a participação da sociedade junto aos atletas que praticam esportes e possuem deficiência intelectual, são cadeirantes e portadores de doenças congênitas”, explicou Nilton Cardoso, professor do paradesporto e coordenador do evento.

Vagas Abertas

O Mais Esportes está com vagas abertas para deficientes intelectuais nas modalidades de futsal, tênis de mesa e atletismo. Já cadeirantes e portadores de doenças congênitas podem praticar tênis de mesa e bocha. O atletismo é oferecido para deficientes intelectuais, cadeirantes e portadores de doenças congênitas.

Atualmente, o paradesporto conta com 92 atletas que participam das modalidades de futsal, tênis de mesa, bocha, bocha adaptada e atletismo. As atividades são oferecidas em três locais no município: Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro), CIE (Rua Turiaçu, 8 – Cohab – Setor B) e Apae Itapevi (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Rua Cajuzeiro, 22 – Itaqui).

No Ginásio de Esportes são 43 atletas, sendo 25 do futsal, 15 do tênis de mesa e três da bocha adaptada. No polo do CIE são 17 atletas todos praticantes do atletismo. E na Apae são 32 praticantes: 15 da bocha e 17 do tênis de mesa.

Os interessados em praticar as modalidades devem ir até o Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Camarez, 1000A – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com RG, comprovante de endereço e um laudo médico da deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-4464.