A Prefeitura de Itapevi realizou, na quinta-feira (19), palestra sobre Responsabilidade Compartilhada na Gestão de Resíduos Sólidos, como parte das atividades em celebração à Semana de Educação Ambiental, que acontece até domingo (22).

O objetivo do encontro, que aconteceu na Câmara Municipal, foi promover a conscientização a responsabilidade de toda a comunidade na gestão dos resíduos sólidos e sua relação com a saúde ambiental.

Na primeira parte do evento, Adriano Adelson Costa, gestor ambiental e mestre em saúde ambiental, falou sobre Meio Ambiente e Saúde, apresentou conceitos sobre o tema e promoveu reflexão sobre as relações entre o meio ambiente e saúde, além dos reflexos gerados pela degradação ambiental causada pelo descarte irregular de resíduos.

A engenheira ambiental e urbana, Diná Maciel Barbosa da Silva, abordou o tema Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos no Município de Itapevi, falando sobre a problemática ambiental relacionada aos resíduos sólidos urbanos e discutiu a responsabilidade compartilhada – entre comunidade, gestão pública e empresas – na gestão destes resíduos.

Próximos eventos

Dando continuidade à Semana de Educação Ambiental, nesta sexta-feira (20), acontece na Praça 18 de Fevereiro, das 9h às 16h, a Feira Animal! Educação Ambiental em Exposição, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância do respeito aos animais e seu papel biológico no equilíbrio ambiental. O evento contará com palestras sobre evolução, anfíbios e répteis, entre outros assuntos, além de exposição de tendas temáticas.

No sábado (21), a ação acontece em dois bairros da cidade. A partir das 9h, na Praça Paulo França, em Amador Bueno, será realizado o plantio de árvores frutíferas e paisagísticas dentro do Projeto Itapevi Mais Verde, iniciado em agosto, nas feiras livres da cidade, com doação de mudas e realização de plantio em diversas áreas de Itapevi.

Já no Cardoso, às 11h, na Praça Nelson Mandela, acontece além do plantio de árvores frutíferas e paisagísticas, ação de limpeza da área em parceria com integrantes da Kolping e alunos da UNIP.

E finalmente, no domingo (22), às 7h30, na Praça 18 de Fevereiro, ocorre a 3ª Pedalada pelo Meio Ambiente, para incentivar a adoção de hábitos sustentáveis e saudáveis. Cerca de 400 participantes são esperados para o evento, gratuito e aberto para toda a família. Esse encontro estava agendado para 2 de junho e foi cancelado por causa das fortes chuvas.

Todas as ações foram planejadas e organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.