Resultado sai em até 30 minutos; tratamento é gratuito e sigiloso

Em celebração ao Dia Internacional de Combate à Aids, que acontece no primeiro dia de dezembro, a Prefeitura de Itapevi intensifica neste período a realização de testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis nas unidades básicas de saúde, entre os dias 1º e 7 de dezembro.

O objetivo é promover a conscientização sobre o diagnóstico precoce da Aids e sífilis, incentivando a população a realizar o exame e se prevenir.

As ações fazem parte da 13ª edição da campanha Fique Sabendo e acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas unidades básicas de saúde.

Já, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Suburbano e Vitápolis e no SAE (Serviço de Assistência Especializada), a testagem acontece até as 18h.

No sábado (5), o atendimento acontece, exclusivamente para testagem, das 8h às 16h nas unidades do Amador Bueno, Vitápolis, Suburbano e SAE, que está em novo endereço na Rua José Michelotti, 97, na Vila Nova Itapevi.

O exame também será realizado nos frequentadores do Centro POP e do CAPS AD (Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas).

Simples e Rápido

A testagem é rápida e possui três etapas e demora aproximadamente 30 minutos. Primeiro, é preenchida a ficha de atendimento, em seguida o paciente realiza o teste, por último, a entrega do resultado e o aconselhamento. Todo processo é mantido em sigilo.

Para os casos positivos de HIV, o paciente inicia tratamento gratuito no SAE. Os casos de sífilis são tratados na unidade básica de saúde mais perto do paciente.

O diagnóstico precoce é muito importante para a qualidade de vida do paciente, já que a demora na detecção pode agravar as doenças, gerando complicações de saúde e aumentando o risco de contágio e de transmissão.

Embora a campanha Fique Sabendo, aconteça sempre em dezembro, os testes rápidos estão disponíveis na rede municipal de saúde o ano inteiro.

Casos positivos

No ano passado, a Secretaria de Saúde realizou em Itapevi, 506 testes. Deste total, três casos deram positivo para HIV e 19 para sífilis.

Sífilis

A sífilis é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns globalmente, e o aumento no número de casos aponta para a consolidação de um cenário de epidemia.