Cerca de 1,3 mil mudas estão sendo plantadas no parque, somando-se às 1,7 mil já existentes

A Prefeitura de Itapevi está finalizando o plantio de 3 mil mudas de árvores para restaurar a área florestal do Parque da Cidade, inaugurado em setembro. As mudas são de diversas espécies e têm em média 1,20m de altura.

Na última semana, já foram plantadas 315 mudas, frutíferas e ornamentais, todas nativas de Mata Atlântica com incidência no Estado de São Paulo. A escolha das mudas foi feita para resgatar a característica natural original da região e também para atrair espécies da fauna, especialmente aves, como Tucanos ou Quero-Quero, que inclusive já podem ser observados pelo parque.

Ao todo, já foram plantadas cerca de 1,7 mil árvores, como ipês amarelo, roxo, rosa e branco, quaresmeira, manacá da serra, paineira e pitanga, entre outras. Até janeiro, a Prefeitura terá concluído o plantio de 3 mil mudas.

Neste reflorestamento também foram instaladas como projeto piloto duas caixas de abelhas da espécie Jataí, que são insetos, sem ferrão, polinizadoras que ajudarão na regeneração florestal dessa área.

Tanto o plantio quanto o projeto com abelhas são realizados pela equipe da  Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa dos Animais, sob supervisão do biólogo Edson Junior. A ação deve demorar cerca de 5 semanas para sua conclusão.

Monitoramento

Após o plantio, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais fará o monitoramento por até cinco anos das árvores em todo o parque. O objetivo é garantir o maior número de sobrevivência das plantas e uma boa cobertura vegetal na área, promovendo melhor qualidade de vida aos frequentadores do parque e a todos os moradores do seu entorno.

O projeto de monitoramento prevê a irrigação regular de toda a área com água de reuso. Como são de espécies variadas, as árvores ficarão grandes entre 5 e 10 anos.