Imunização acontece nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h

A vacinação contra a gripe H1N1 (Influenza) está liberada para todos os públicos em Itapevi, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

No momento da imunização é importante preciso apresentar o RG e CPF, Carteira de Vacinação e Carteira do SUS. O Ministério da Saúde recomenda a aplicação em crianças a partir de seis meses e não indica a imunização das vacinas contra a Covid-19 e da gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a vacinação contra a Covid-19 e respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose.

A Prefeitura solicita que as pessoas já vacinadas contra a Covid-19 tragam o comprovante de vacinação, uma vez que a Secretaria de Saúde irá realizar o intervalo de 15 dias de aplicação de uma vacina para a outra, ou seja, da Covid para a Influenza.

Alergia a ovo

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Sobre a vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde) (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).