Com apresentação técnica, administração municipal dialoga com população sobre melhorias nas linhas de ônibus no município

A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta quinta-feira (15), a audiência pública online sobre a nova concessão dos serviços de ônibus para o município. O evento “Concessão Onerosa do Lote Único do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Itapevi” foi transmitido ao vivo, no canal da administração no Youtube (https://youtu.be/6aYj6WDokY0), em virtude da pandemia de Covid-19.

O encontro contou a participação do engenheiro Pedro Kassab, da consultoria Mobiflex Projetos Ltda que fez uma apresentação sobre mobilidade urbana no município e como deverá ser a nova oferta de ônibus e linhas, como por exemplo, os veículos vão precisar ter wi-fi, tomadas, ar condicionado, sistema de controle conectado com a Prefeitura, além de responder dúvidas dos moradores. A audiência teve a presença do secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana e de um procurador municipal.

As dúvidas dos participantes foram enviadas via chat e também pelo e-mail licitacoes@itapevi.sp.gov.br.

Saiba mais sobre a nova concessão

Inicialmente, o projeto básico do sistema de transporte coletivo prevê a operação de 36 linhas e frota de até 85 veículos, sendo 10 reservas, além do serviço de zelar pela eficiência, rapidez, conforto, pontualidade e segurança nas viagens.

O edital vai propor que os novos veículos venham equipados com o que há de mais moderno e confortável, como: wi-fi na integralidade da frota, ar condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, redução dos índices de poluição com sistema mecânico inteligente e integração com outros sistemas de transportes na cidade.

A frota não poderá ter mais de cinco anos de idade e cada veículo, individualmente, não poderá ultrapassar 10 anos.

Com as contribuições da população, a previsão é de que a publicação do edital definitivo – com as revisões e os apontamentos realizados durante a audiência pública – seja realizado na última quinzena de abril, quando deverá ser dado início ao processo de concorrência da concessão.

Ainda em dezembro de 2020, a Prefeitura atualizou a legislação municipal que trata das políticas públicas municipais de mobilidade urbana, revogando a lei anterior e aprovando, na Câmara de Itapevi, no dia 18 de dezembro, a Lei Complementar nº 130, relativa aos transportes coletivos urbanos de Itapevi. A concessão autoriza a empresa vencedora a prestar os serviços durante 20 anos, com renovação do contrato por igual período.