Entre os eventos, estão cerimônias de casamento, aniversário

Medidas de isolamento domiciliar e distanciamento social são fundamentais para evitar o contágio

A Prefeitura de Itapevi orienta a população a cancelar a realização de festas de casamento, aniversários, batizados, entre outras reuniões familiares. Tudo isso porque a aglomeração de pessoas pode colaborar com a proliferação do novo coronavírus. O melhor nesse momento é ficar em casa.

Vale lembrar que abraços, beijos, apertos de mãos oferecem risco de transmissão da doença e por isso o ideal é adiar a celebração, o principal motivo é evitar a permanência de pessoas no mesmo local. Essa orientação foi publicada no decreto com novas medidas emergenciais de combate, controle e contenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município. As novas ações adotadas acontecem em consonância com as exigências do Ministério Público.

decreto 5.531/20 é válido a partir desta segunda-feira (23) e as medidas são por prazo indeterminado. O documento determina algumas medidas obrigatórias de urgência, como fechamento dos comércios não essenciais.

Recomendações especiais

A SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) recomenda ainda que, no momento, o melhor é cancelar toda e qualquer comemoração e buscar reprogramar compromissos para após o período turbulento da pandemia, seguindo ainda as determinações das autoridades públicas.

Já está em vigor no país a estratégia de isolamento domiciliar e do distanciamento social. Como por exemplo, a recomendação de distância mínima de 1,5 a 2 metros entre uma pessoa e outra nas filas e nas salas de espera dos estabelecimentos de saúde do município, inclusive na Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe), também na entrega de medicamentos e consultas.

Medidas em Itapevi

Com a medida válida em Itapevi, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, ACS (Agentes Comunitários da Saúde), com o apoio da PM (Polícia Militar), estão autorizados a restringir o contato social para todas as pessoas, orientando a população a não circular pelas vias e equipamentos públicos, exceto em situações de extrema necessidade.

É importante também que os moradores continuem adotando as medidas de higienização como, lavar as mãos com água e sabão constantemente, além de utilizar álcool em gel (70%) e limpar toda a casa com água sanitária, dentre outras ações seguras para proteger a si mesma e sua família contra o novo coronavírus.

Decretos Municipais

As determinações previstas no decreto reforçam as medidas e ações já decretadas em outros decretos de controle e combate ao novo Coronavírus: nº 5.527 de 12 de março, 5.528 de 16 de março, 5.529 de 16 de março e 5.530 de 19 de março, publicados respectivamente na sequência nas edições do Diário Oficial 726, 727 e 728.

Vale destacar que, no dia 17 de março, a Prefeitura publicou na Edição 727 do Diário Oficial do município a Resolução 01/2020, da Secretaria de Educação, publicada no Diário Oficial, que dispõe sobre a suspensão das atividades na rede municipal de ensino, que passou a vigorar com extensão também à rede privada de ensino em Itapevi.