Seguindo as orientações da Anvisa, a Prefeitura suspende, imediatamente, a aplicação do imunizante AztraZeneca em gestantes com comorbidade. A decisão acontece após a emissão de nota técnica da Agência, nesta segunda-feira (10), em que orienta que a bula da vacina contra a Covid-19 do laboratório fabricante seja estritamente seguida. Nela, não consta o uso do imunizante neste grupo específico.

De acordo ainda com o comunicado, “a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. O uso ‘off label’ de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, explica a Anvisa.

A medida acontece após o Ministério da Saúde investigar o caso de uma mulher grávida que foi a óbito após ser imunizada com dose de vacina da AstraZeneca, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (10).

Segundo o Ministério da Saúde, em nota, “cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela covid-19. Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”, afirma.