Meta é até o final deste ano trocar 100% das luminárias. A cidade já está mais segura, além de oferecer mais dignidade e bem-estar à população

Desde 2017, a Prefeitura tem investido maciçamente na troca das lâmpadas tradicionais, aquelas amarelas, por lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz), mais modernas e econômicas. A cidade já conta com cerca de 6 mil luminárias de LED e a meta é terminar 2020 com 100% dos postes com a nova iluminação.

De acordo com levantamento realizado nesta quinta-feira (4) pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pasta responsável pela execução e acompanhamento dos serviços, atualmente chega a 40%, do total de 15 mil luminárias na cidade.

O uso de LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras, segundo um estudo de 2012 feito pela Philips e o Climate Group em 12 cidades no mundo, incluindo Nova York, Londres e Sydney.

Novas instalações

Neste momento, os bairros que estão sendo atendidos com a substituição das antigas pelas novas iluminações são: Parque Suburbano, Centro, Chácara Vitápolis, Cidade Saúde, Jardim Dona Elvira, Vila Dr. Cardoso, Jardim Itaparica, Jardim Hokkaido, Jardim São Paulo, Vila São Francisco, Abreus, Jardim Julieta, Jardim Briquet e Jardim Bela Vista. Ganham também nova LED o Jardim São Carlos, Vila Nova Itapevi, Jardins Portela, Sorocabano e Refúgio.

Os trabalhos de substituição de lâmpadas também já foram realizados em partes do Ambuitá e Amador Bueno, como por exemplo na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva em quase toda a sua extensão. Além de aproximadamente quatro quilômetros entre o CDHU da Vila Gióia e o Jardim Alabama.

Nos próximos meses devem ser atendidos os bairros Jardim Ruth, Parque Mira Flores, Vila Gióia, Jardim Marina e Jardim Santa Rita, entre outros.

O projeto de instalação das novas lâmpadas de LED é realizado com recursos próprios da Prefeitura. O investimento tem valor anual, aproximado, entre R$ 7 e 10 milhões e as informações sobre os gastos podem ser acessadas no Portal da Transparência do município.

0800 para solicitar reparos na iluminação pública

Tem algum poste sem luz na sua rua? Você pode registrar problemas na rede e ocorrências como essa pelo número 0800 779 2000. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia. A solicitação é atendida em até 48 horas para reparos simples.

Luz dentro de casa

O fornecimento de energia elétrica dentro das residências é de responsabilidade da Enel. Ligue para o 0800 729 0196. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia.