A Prefeitura de Itapevi inicia, na próxima segunda-feira (7), a ampliação e reforma da UBS Amador Bueno e no antigo prédio do PS do bairro, que fica na Rua Bambina Amabile Chaluppe, 200. A proposta é dar mais qualidade no atendimento médico para a população, além de aumentar a capacidade de atendimentos da unidade, medida necessária para evitar filas. No local, são realizados aproximadamente 400 atendimentos diariamente.

Com as obras, os atendimentos médicos serão distribuídos nas unidades de saúde mais próximas do bairro. O Pronto-Atendimento Amador Bueno (Rua Padre Gerard, às margens da Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva) vai sediar os serviços de pediatria com dois médicos da especialidade e de psicologia.

As mulheres que precisarem de ginecologistas e pacientes em busca de clínico geral deverão comparecer à UBS Santa Rita I (Rua Portuguesa, 200 – Vila Santa Rita) durante a ampliação. O mesmo posto ficará com os serviços de pré-natal feito pela Enfermagem junto às gestantes, de Odontologia e a farmácia de medicamentos controlados, além da coleta de exames laboratoriais.

A UBS Santa Rita II (Rua Alcides Cotrim, 105 – Jardim Santa Rita) manterá outros clínicos gerais. Parte dessa última especialidade também será encaminhada para a USF Ambuitá (Rua Emilio Lehmann, 71 – Ambuitá).

Já o atendimento da Psiquiatria será realizado às quintas-feiras no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua José Fratini, 14 – Vila Santa Flora. Uma equipe da UBS também entrará em contato, via telefone, com os pacientes para informar sobre as futuras consultas.

A Prefeitura informa que poderá fazer alterações nessa distribuição das especialidades durante a reforma e ampliação. A finalidade das possíveis mudanças é melhor atender à população naquela região.

Ampliação da unidade

A previsão é que as obras sejam concluídas em seis meses. Após a reforma, a UBS Amador Bueno contará com uma quantidade maior de consultórios. Passará dos atuais cinco para nove. A ampliação vai possibilitar o aumento do número de consultas, algo necessário para suprir a demanda no bairro.

Além disso, está prevista a construção de um espaço específico para a saúde mental, novos banheiros e vestiários para os profissionais. As obras farão reparos na parte estrutural do prédio, no telhado e no piso. O prédio ganhará, ainda, uma nova pintura.