Evento será realizado neste sábado, das 11h às 15h; animais são castrados e vermifugados

Comece o ano com um novo animal em casa. Acontece, neste sábado (11), a primeira Feira de Animais de 2020 e a 29ª, promovida pelo programa Me Leva Pra Casa, da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi, desde 2018. O evento será realizado na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, das 11h às 15h.

Para adotar um animal, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar uma cópia do RG, CPF e comprovante de endereço, além de levar uma coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Balanço

Em 2019, foram doados 132 animais, sendo 89 cães e 43 gatos no programa de adoção responsável da Prefeitura. Esse número representa um aumento de 159% em relação ao total de animais adotados em 2018, quando foram entregues para adoção 51 bichinhos, sendo 47 cães e quatro gatos.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, em 2019, foram resgatados cerca de 560 animais abandonados em Itapevi. Desde total, cerca de 6% foram de animais de grande porte, como cavalos, e o restante de porte pequeno, como cães e gatos.

Onde encontrar o seu animal de estimação?

O programa Me Leva Pra Casa é um serviço disponível à toda população. Os interessados na adoção podem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal no catálogo, que fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Além de passarem por uma entrevista, os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e os cuidados necessários com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Posteriormente, o animal deve ser retirado no Canil da Prefeitura (Rua Jaspe, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.