Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Itapevi entregou a premiação do PMANE (Programa Meio Ambiente nas Escolas) para as 15 melhores unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa premiou as escolas que mais arrecadaram litros de óleo de cozinha usado durante o ano de 2023.

A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro. Todas as 68 escolas da rede municipal participam da iniciativa em parceria com a empresa Cargill. Com isso, a medida beneficia cerca de 30 mil estudantes da rede.

Os premiados ganharam uma televisão (1º lugar), projetor (2º lugar), caixa  de som (3º, 4º e 5º lugares) e cestas com kits de produtos da Cargill (do 6º ao 15º colocados). Ao todo foram arrecadados 7.602 litros de óleo apenas das 15 primeiras escolas vencedoras da premiação.

Confira os vencedores:
1ª Lugar – Cemeb Papa João Paulo II – (2.217 litros)
2º Lugar – Cemeb Prof. Jossei Toda – (865 litros)
3º Lugar – Cemeb Prof. Paulo Mariano de Arruda – (720 litros)
4º Lugar – Cemeb Prof. Rosana Minani Andrade (495 litros)
5º Lugar – Cemeb Vinícius de Moraes (485 litros)
6º Lugar – Cemeb Prof. Benedicto Antônio dos Santos ( 425 litros)
7º Lugar – Cemeb Emília Rossi Luigi (341 litros)
8º Lugar – Escola do Futuro Prof. Magali Trevizan Proença de Almeida (340 litros)
9º Lugar – Cemeb Manuel Bandeira (325 litros)
10º Lugar – Cemeb Prof. Alice Celestino Izabo Ramari (290 litros)
11º Lugar – Cemeb Prof. Maria Ângela Nunes Neves Néri (275 litros)
12º Lugar – Cemeb Maria José de Faria Biagioni (234 litros)
13º Lugar – Cemeb Prof. Eneide Aparecida Beli Pedra Pereira (200 litros)
14º Lugar – Cemeb Vereador Antônio Rodrigues da Silva (200 litros)
15º Lugar – Cemeb Maestro Heitor Villa Lobos (190 litros)

Sobre o Prêmio – PMANE 2023
Visa reconhecer o engajamento da comunidade escolar no processo da logística reversa do óleo de cozinha usado. O programa integra organizações civis, setor público e privado para a gestão de um modelo local de resíduos sólidos. Utilizando a educação ambiental como principal ferramenta, cria-se uma rede de mobilização para o reaproveitamento do óleo de cozinha usado.

Como funciona a coleta
Cada escola participante do programa conta com uma bombona específica, onde os alunos devem depositar o óleo. Quando a escola completa os recipientes de coleta, os agentes que integram o programa fazem a retirada e levam para a reciclagem, onde o óleo é transformado em biodiesel, um combustível renovável e menos poluente.

Além de contribuir de maneira efetiva com o meio ambiente, a escola ainda recebe um recurso financeiro para cada litro de óleo coletado, que se transforma em benfeitorias e atividades de educação ambiental nas escolas através das Associações de Pais e Mestres – APMs; além de periodicamente concorrerem à prêmios.

O programa existe desde 2014 na cidade. Apenas neste ano, foram coletados aproximadamente 100 mil litros somando todas as unidades.

Utilidade do óleo de cozinha
Depois de limpo, o óleo reciclado se transforma em sabão, tintas, vernizes ou biodiesel, que é o destino ambiental mais nobre. Com apenas 1 litro de óleo usado é possível produzir 1 litro de biodiesel.