Ação com mulheres do grafite aconteceu nos dias 16,17 e 18 de abril no polo industrial de Itapevi

Após a criação da West Side Gallery I e II pela Prefeitura, a iniciativa iniciativa privada patrocinou as artistas do Projeto Grafitar na elaboração de mais mural de grafites coloridos e empoderados na cidade. A produção foi realizada entre os dias 16 a 18 de abril, no Polo Industrial, na av. Professor Vernon Krieble que se tornou mais um espaço revitalizado com cor, beleza e significados.

O projeto foi criado em julho do ano passado, após o West Side Gallery ll, que reuniu 17 artistas mulheres que coloriram mais de mil metros quadrados do muro da CPTM, no Centro da cidade, com o tema Girl Power (Poder Feminino).

Atualmente, a iniciativa coordenada pela artista local Aline Ribeiro, a Tuka, conta com a participação de 40 integrantes, com o objetivo de contribuir com o visual do cotidiano e revitalizar ambientes com cor e empoderamento, valorizando a arte produzida por mulheres.

Com temática floral, nesta etapa participam as artistas Afolego, Branca, Bruxa, Cleo, Carolis, Edazilhaz, Juhaninha, Lady Brown, Ishence, Kika, Lelê X, Maul, Monica, Jake, Serifa, Tipowall, Thainá Índia, Tovani e Tuka. Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 serão adotados.

West Side Gallery

Uma das maiores galerias de arte urbana do Brasil, a West Side Galery, no Corredor Oeste, no Centro, é um marco artístico. Na primeira etapa, criada em 2019, foram pintados 3.784 m² (630 metros lineares), com grafites em diversos estilos. A pintura aconteceu no sentido bairro/Centro, com início próximo à Praça Carlos de Castro e do ponto de táxi e término na rotatória da Cohab.

Para ter uma ideia de comparação, a obra de Itapevi já é quase quatro vezes maior que o Beco do Batman, que fica na Vila Madalena, na capital. No total, 18 artistas convidados pintaram essa galeria, entre eles, nove foram moradores do município. A obra revitalizou uma área que antigamente era deteriorada.