O Centro de Reabilitação de Itapevi (Reab) completou nesse mês 25 anos de funcionamento. Para celebrar a data, nesta terça-feira (24) foi promovido um café da manhã e um almoço para cerca de 45 servidores públicos municipais da unidade, com a proposta de sensibilizar e valorizar os profissionais de saúde e da área administrativa.

De acordo com o fisioterapeuta e coordenador do Reab de Itapevi, Rogério Moreira dos Santos, a iniciativa é fundamental para deixar o ambiente alegre. “Celebramos a data cuidando e tratando bem quem presta os serviços públicos diários e atende com respeito e carinho a população: o nosso servidor”, avalia.

Sobre o Reab

Inaugurado em 1994, o centro oferece atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia ortopédica e neurológica, terapia ocupacional e acupuntura. A unidade conta também com psicólogo, assistente social e dentista. O espaço atende em média 340 pacientes por dia. A unidade funciona na Avenida Pedro Paulino, 1180, na Cohab, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e informações podem ser obtidas pelo telefone 4773-7534.

Sala de Estímulo Sensorial

Em 2018, no aniversário de 24 anos, o Reab ganhou a inédita Sala de Estimulação Sensorial. No local tem o atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisa cerebral e microcefalia. A estimulação sensorial é fundamental para aumentar as habilidades motoras, equilíbrio e fortalecimento da criança.

A sala conta com equipamentos para exercícios de reabilitação que foram doados à Prefeitura. O espaço tem rede suspensa, arco de estimulação e brinquedos sonoros e de raciocínio. Para atender crianças com idade de 0 até 7 anos. No local, cerca de 20 profissionais da saúde, dentre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos fazem atendimento em horários e escalas alternadas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Neste local, são atendidas cerca de 24 pacientes por dia. Existem atendimentos individuais ou em grupo. Por mês, são 480 atendimentos e, por ano, cerca de 5,7 mil crianças são atendidas na Sala de Estímulo Sensorial, por profissionais especializados.

Sorriso Especial

Em 2018, a Prefeitura inaugurou o Sorriso Especial, um serviço de atendimento odontológico exclusivo para pessoas com deficiência no Reab.

Na sala adaptada e com ar-condicionado são realizados 5 horas de atendimento odontológico especializado por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com capacidade para 100 atendimentos mensais. Atualmente, o município atende, em média, 800 pacientes especiais cadastrados na Secretaria de Saúde.

O Sorriso Especial presta serviços de limpeza e higiene bucal, extrações, restaurações, pequenas cirurgias e trabalhos de saúde preventiva e de orientação médica e odontológica. Para recorrer ao serviço, os pacientes precisam ser encaminhados por profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. A população também pode checar a disponibilidade de atendimento no próprio Centro de Reabilitação, que varia conforme a agenda.