A vacinação contra a Covid-19 tem sido um marco histórico no enfrentamento contra a pandemia da doença. No entanto, ainda há muitas pessoas que tomaram a primeira dose da vacina e não voltaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose, o que garante maior proteção e segurança não apenas para o imunizado, mas para toda a sociedade.

Itapevi tem disponível quatro vacinas (Coronavac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen). Desses imunizantes, apenas a da Janssen obedece ao esquema de dose única, por isso não há necessidade de uma segunda para completar o esquema vacinal para a aquisição da imunidade.

De modo geral, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra covid-19 CoronaVac (Sinovac/BioNTech) é de 21 dias.

Maiores de 18 anos que tenham recebido a primeira dose da Pfizer/ BioNTech podem antecipar o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina do mesmo fabricante contra a Covid-19 de oito semanas para 21 dias.  A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de oito semanas para doses da Pfizer.

Já o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 é de oito semanas.

Menores de 18 anos que desejarem ser vacinados deverão estar, obrigatoriamente, acompanhados de pais ou responsáveis no momento da vacinação. Adolescentes com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas deverão apresentar laudo médico.

Primeira Dose

Quem não tomou nenhuma das doses e está no grupo apto para receber a vacina, é importante – além de apresentar RG e comprovante de endereço – antes de tomá-la, realizar o pré-cadastro no site do Governo do Estado de São Paulo (www.vacinaja.sp.gov.br). As informações pedidas pelo portal são CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço, telefone para contato e e-mail.

Locais de Vacinação

As vacinas contra a Covid-19 estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até as 15h nos três postos fixos de Itapevi.

A vacinação na cidade acontece na Comunidade Kolping Cristo Rei (Rua Brasília Abreu Alves, 33 – Nova Itapevi), no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Vila Aurora) e no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto (Rua Bambina Amirabile Chaluppe, 492, Amador Bueno), atendendo apenas pedestres.

O esquema Drive-Thru funciona exclusivamente no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi, ao lado do Estádio Municipal).

Idosos acima de 60 anos devem tomar dose de reforço

A Prefeitura chama a atenção de idosos com idade igual ou superior a 60 anos para que continuem a se imunizar contra a Covid-19. Este público já pode receber a terceira dose (dose de reforço) caso tenha recebido a segunda dose há mais de seis meses.

No instante da vacinação, os idosos devem levar RG, comprovante de residência e a caderneta de vacinação com as duas doses anteriores.