A Prefeitura inicia, na próxima segunda-feira (18), a Semana de Educação Ambiental no município. A iniciativa vai até sábado (23) e é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Tem como objetivo conscientizar a população sobre ações de conservação do meio ambiente e reduzir os impactos ambientais produzidos pelo ser humano.

Como parte das iniciativas, o município realizará, nos dias 19 e 20 de setembro, duas apresentações teatrais sobre o tema “Adote um Cão Idoso” com estudantes do Cemeb Maestro Gilberto de Pinho (Vila São Francisco) e da Apae (Jardim Nova Itapevi). A peça tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre os cuidados para com o bem-estar animal e principalmente para com os animais idosos que no geral são rejeitados. Neste sentido de promover a adoção inclusiva, as crianças terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre como alimentar, estimular, cuidar da higiene e principalmente respeitar.

Nos dias 18, 21 e 23 de setembro, a Secretaria do Meio Ambiente fará o plantio de 253 mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica na cidade. No dia 18 de setembro haverá uma palestra sobre o tema “Bem Estar Animal – Acumular não é salvar” com a médica veterinária Cátia Costacurta no CRAS Jardim Maristela. O enfoque será para o tema acumuladores e a síndrome de Diógenes, um distúrbio em que o indivíduo acumula não apenas bens materiais e pessoais, mas engloba também vidas animais de modo a negligenciar o cuidado com os bichinhos.

A Semana de Educação Ambiental foi instituída pela lei municipal n° 1795/2006, ocorre anualmente na semana do dia 21, data em que se comemora o Dia da Árvore. Neste sentido, será realizada no dia 22 de setembro uma atividade educativa com estudantes do Cemeb Maestro Gilberto de Pinho.

A estimativa é de que cerca de 300 pessoas participem das atividades ao longo da semana. Entre idosos do CCI (Centro de Convivência do Idoso), estudantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Cemeb, munícipes e voluntários.

Confira a programação completa:

Plantio de árvores com participação do Centro de Convivência do Idoso

Dia 18 de setembro (segunda-feira)

Horário: 9h

Local: Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei – Cidade Saúde)

Palestra – Bem Estar Animal – Acumular não é salvar” com Cátia Costacurta (médica veterinária)

Dia 18 de setembro (segunda-feira)

Horário: 10h

Local: CRAS Jardim Maristela (Avenida Pedro Paulino, 845 – Cohab 1)

Teatro “Adote um cão idoso”

Dia 19 de setembro (terça-feira)

Horário: 9h