Programa estimula a frequência dos alunos às sextas-feiras

Hoje é sexta-feira e todos os alunos da rede municipal de ensino vão levar para casa um kit Sexta Feliz. O programa completa, neste mês de março, dois anos de existência e contabiliza a distribuição de mais de dois milhões de kits oferecidos semanalmente para cerca de 30 mil alunos.

Criado pela Prefeitura de Itapevi para estimular a frequência dos alunos às sextas-feiras, o programa distribui kits com lanchinhos ao final da aula.

Fazem parte do programa, crianças que estudam na Educação Infantil (Maternal, Berçário I e II e Pré I e II) e no Ensino Fundamental Ciclo I (1º a 5º ano).

São oito variações de lanches: suco e pão com frios; suco e frutas (maçã, banana ou mexerica, dependendo da estação); suco e biscoitos; e suco e bolo. Em períodos de frio ou inverno, os sucos são substituídos por achocolatado.

Refeições de qualidade

A merenda oferecida aos alunos da rede municipal de ensino tem um cardápio variado e balanceado para garantir uma alimentação saudável para as crianças itapevienses.

As variações do cardápio e os pratos foram definidos por nutricionistas e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura da cidade e da empresa terceirizada que presta serviços de alimentação escolar para o município.

Fazem parte do cardápio estrogonofe de carne bovina e frango, escondidinho de carne bovina e frango, galinhada, frango asiático, carne asiática, polenta com ragu de carne moída, arroz carreteiro, risoto da fazenda, frango com quiabo, moqueca de peixe, baião de dois, dentre outros pratos.

Todas as receitas foram testadas pela equipe de nutricionistas e apresentadas às merendeiras, que foram orientadas para realizar a correta produção dos alimentos.

A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.

A alimentação diária é oferecida a todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O cardápio semanal oferece ainda bebida láctea, achocolatado, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, bolo e frutas da estação.