Ferramenta foi criada para facilitar a adoção de animais durante a pandemia; Cerca de 30 cães e gatos ainda aguardam por um lar seguro

Criado há seis meses pela Prefeitura de Itapevi, o site Adote um Pet (www.adoteumpet.itapevi.sp.br) já promoveu a adoção de 32 animais. A ferramenta foi criada para substituir as tradicionais feiras de adoção do programa Me Leva Para Casa, que foram suspensas durante a pandemia.

Os meses de maior procura foram julho e novembro, cada um com 10 registros de adoções efetivadas. O serviço é disponível à toda população, com informações e imagens dos animais para adoção.

Atualmente, estão abrigados no canil da Prefeitura cerca de 30 cães e gatos aguardando por um lar seguro e amoroso.

Após escolher o pet, o interessado deve comparecer, pessoalmente, ao Canil da Prefeitura (Rua Jasper, 7, na Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e no sábado, das 13h às 16h, exceto feriados, para fazer a adoção. Os animais já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente, além de serem microchipados.

Os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. É preciso levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência – os bichinhos são registrados apenas em nome de adotantes com mais de 18 anos.

Na hora da retirada do animal é necessário ter uma coleira e guia para cães e caixa de transporte para gatos.

Balanço

Por conta da pandemia, no ano passado, as feiras de adoções foram realizadas apenas até o início de março, quando foram adotados 36 animais. Diretamente no canil, foram escolhidos 95 cães e gatos e pelo site, criado em julho, outros 32 bichinhos.

Desde que o programa Me Leva Pra Casa foi criado em agosto de 2018, a Prefeitura já promoveu a adoção de 444 animais. Em 2018, foram adotados 90 animais; em 2019, 191; e em 2020, 163 animais.

A ação tem como objetivo dar um lar para os animais abrigados no Canil mantido pela administração. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.