A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) está disponibilizando 20 vagas para Itapevi no vestibular do 2º semestre de 2019. As inscrições podem ser realizadas até as 15h de 21 de junho e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As aulas começam em 12 de agosto.

Os ingressantes nos cursos de licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em Letras, Matemática e Pedagogia.

>>> Confira o edital completo do vestibular

Os cursos são totalmente gratuitos, mas é preciso pagar uma taxa de R$ 49,00 no ato da inscrição. Não há limite de idade. Para participar, basta ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, tendo o concluído até o período da matrícula.

Até 17 de maio, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa de inscrição.

As provas serão realizadas no dia 14 de julho, às 13h, em local a ser divulgado no site da Univesp no dia 10 de julho. O gabarito oficial da prova será divulgado no mesmo endereço a partir das 23h59 do dia 14 de julho.

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Já as habilitações terão aulas presenciais no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itapevi (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro). Mantido pela Prefeitura de Itapevi, o espaço dispõe de toda a infraestrutura necessária ao aprendizado dos estudantes.

Para saber mais, basta acessar o edital do vestibular. Ao todo, serão ofertadas mais de 5 mil vagas em mais de 180 polos de 155 municípios paulistas.

A UAB de Itapevi atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. O telefone para contato é 4143-8400 (Ramal 235) ou 4142-7854. O e-mail é secretaria.uabitapevi@gmail.com. Para entrar em contato com a Univesp, os telefones são o (11) 3471-4050 (São Paulo e Grande São Paulo) e o 0800 722 7225 (demais localidades).

Sobre a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior em todo o país.

A Prefeitura de Itapevi firmou convênio em 2006 com o MEC para oferecer cursos de nível superior e pós-graduação vinculados às mais renomadas universidades públicas do Brasil, como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UNESP (Universidade Estadual do Estado de São Paulo), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e UFABC (Universidade Federal do ABC), além de cursos técnicos.

O aprendizado na UAB se dá por meio de aulas online e presenciais. Funcionando em Itapevi desde 2007, o polo já ofereceu mais de 2 mil vagas nos cursos de graduação e licenciatura – Administração Pública, Pedagogia, Sistemas de Informação, Matemática e Educação Musical. Já foram oferecidas também mais de 500 vagas para cursos de especialização, atualização profissional e pós-graduação e mais de 1,2 mil vagas para os cursos de E-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil).

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras.