Prédio de madeira do Cemeb Padre Giovanni foi ao chão para dar espaço à terceira escola do futuro de tempo integral de Itapevi

A demolição da estrutura de madeira do Cemeb Padre Giovanni Cornaro foi realizada nesta quinta-feira (06) e as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos completará a limpeza do terreno em até duas semanas. Os estudantes do Cemeb já foram transferidos para escolas vizinhas na mesma região para garantir o andamento do ano letivo.

Essa foi e terceira ação de 61 que estão previstas para o aniversário de 61 anos de Itapevi, que acontece no dia 18 de fevereiro. No local será construída a terceira Escola do Futuro de Itapevi, com capacidade para mil alunos. As obras estão previstas para serem iniciadas em abril. A unidade será igual as duas primeiras: no Parque Suburbano e no Jardim Santa Rita, cada uma delas com capacidade para atender mil estudantes em tempo integral, com piscina aquecida, quadra coberta, auditório, quatro refeições por dia, plataforma Google For Education, chromebooks e muito mais.

Já a população aprovou a ação realizada pela Prefeitura. “É um misto de emoção: tristeza por ver a escolinha que estudei quando criança indo ao chão e alegria e orgulho de saber que neste lugar cheio de boas lembranças será construída uma escola moderna de tempo integral para as crianças da nossa comunidade”, disse Gisele de Lima, de 28 anos, moradora do Cardoso.

Fim das escolas de madeira

No início de 2017, a Prefeitura contabilizou seis escolas construídas em madeira. A primeira ser demolida foi o Cemeb Maria Clara Machado, na Cohab, no ano passado. No local, será construída uma unidade básica de saúde.

As outras demolições serão do antigo prédio do Cemeb Prefeito Romeu Manfrinato (EMIC), que abriga hoje a Escola Livre de Música. O Cemeb Irany Toledo de Moraes também será demolido, após a inauguração da segunda escola do Futuro, no Jardim Santa Rita. No local será instalada uma creche com 11 salas de aula moderna e de alvenaria.

O Cemeb Vinicius de Moraes, no Jardim Itacolomi, será demolido parcialmente. A estrutura de alvenaria será mantida. A Prefeitura ainda estuda a solução para o Cemeb Machado de Assis, no Jardim Cruzeiro, também de madeira.