Maneva, Falamansa, Katinguelê, Costa Gold e Dexter foram algumas das grandes atrações que levaram uma multidão de aproximadamente 50 mil pessoas durante os dois dias de espetáculos da Virada SP, ocorrida no último sábado (15) e domingo (16), em diversos palcos espalhados pela região central da cidade.

A iniciativa teve como objetivo valorizar a cultura, oferecer entretenimento de qualidade para a população e reuniu mais de 30 atrações artísticas em seis palcos, desde ícones do cenário internacional a músicos locais.

O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Amigos da Arte. Foi uma ação gratuita e organizada em formato semelhante à Virada Cultural, que acontece na Capital, com diversas atrações e apresentações simultâneas.

Para a Virada, a Prefeitura montou os Palcos Itapevi A e B, localizados no estacionamento do Parque da Cidade, e estruturas para shows e apresentações artísticas e culturais nas Praça 18 de Fevereiro, no Centro; do Nordestino, na Cohab; e na Itapevi Skate Parque.

A maratona cultural reuniu diversas linguagens artísticas, como: música, circo e batalha de MCs. Entre os destaques da programação musical estiveram também Função RHK, além do Circo Malabarístico com Irmãos Becker e o Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns.

Vale destacar que o cantor jamaicano Andrew Tosh, sobrinho do lendário Peter Tosh, também marcou presença na cidade e agitou o palco no Parque da Cidade. Mike Love veio do Havaí e trouxe para Itapevi em sua turnê no Brasil sua música consciente e revolucionária. De Fortaleza, Don L empolgou a plateia com o rap nacional. O sambista carioca e fundador do grupo Fundo de Quintal, Sombrinha, também integrou a lista de artistas.

Quem brilhou nos palcos de Itapevi foi Thiago Veight e os sambistas da Samba da Casa 26, artistas locais que arrastaram seus públicos para shows ocorridos no Parque da Cidade e na Praça 18 de Fevereiro, onde tocaram respectivamente.

Além dos destaques, a cidade recebeu as seguintes apresentações: Senhores do Samba, Fizart, Wicked Digital, Yellow-P, Balaio de Baião, Cantoria com Moranguinho, Rincon Sapiência, Milena Mendonça, Street Circus Itapevi, É Nóis na Xita 2 – Grupo Namakaca, Caio Durazzo Trio, André Youssef Trio, Tritono Blues, Saco de Ratos, Dj Nem, Mano Russo & Chuck, D’Eliti, Batalha na Quadra, Munducá e Projeto Gonzagueando.

Estrutura e organização

O município foi responsável pela estrutura e locais dos shows. Os cachês foram pagos pelo Governo do Estado, por meio da associação Amigos da Arte. O benefício foi obtido após envio do projeto da Secretaria de Cultura e Juventude de Itapevi, que conquistou o prêmio de R$1 milhão para a realização do evento na cidade.

No Parque da Cidade, o evento contou com banheiros químicos e também para deficientes, além de ambulâncias, posto de atendimento e policiamento feito pela GCM (Guarda Civil Municipal) com apoio da Polícia Militar, que garantiram a segurança e conforto dos participantes. A Virada também contou com ampla Praça de Alimentação.