A Prefeitura segue com as obras de ampliação e reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Amador Bueno desde agosto. A nova estrutura vai agregar o prédio do antigo PS do bairro (Rua Bambina Amirabile Chaluppe, 200).

A proposta é oferecer um atendimento médico mais confortável e digno para a população, além de aumentar a capacidade de atendimentos da unidade, medida necessária para evitar filas. No local, são realizados aproximadamente 400 atendimentos diariamente.

A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2024. Após a reforma, a UBS Amador Bueno contará com uma quantidade maior de consultórios. Passará dos atuais cinco para nove.

Além disso, está prevista a construção de um espaço específico para a saúde mental, novos banheiros e vestiários para os profissionais. As obras farão reparos na parte estrutural do prédio, no telhado e no piso. O prédio ganhará, ainda, uma nova pintura.

Atendimentos em novas unidades

Com as obras, os atendimentos médicos foram distribuídos nas unidades de saúde mais próximas do bairro. A finalidade das mudanças é melhor atender à população na região.

O Pronto-Atendimento Amador Bueno (Rua Padre Gerard, às margens da Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva) tem recebido os serviços de pediatria com dois médicos da especialidade e de psicologia.

Os atendimentos com ginecologistas e clínico geral estão sendo realizados na UBS Santa Rita I (Rua Portuguesa, 200 – Vila Santa Rita) durante a ampliação. O mesmo posto concentra os serviços de pré-natal feito pela enfermagem junto às gestantes, de odontologia e a farmácia de medicamentos controlados, além da coleta de exames laboratoriais.

A UBS Santa Rita II (Rua Alcides Cotrim, 105 – Jardim Santa Rita) mantém outros clínicos gerais. Parte dessa última especialidade também foi encaminhada para a USF Ambuitá (Rua Emilio Lehmann, 71 – Ambuitá). O atendimento da psiquiatria é realizado às quintas-feiras no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua José Fratini, 14 – Vila Santa Flora.