Em menos de 30 dias, unidade instalada na Central de Resgates já realizou 102 atendimentos na cidade

Instalado em Itapevi no dia 23 de outubro, o Corpo de Bombeiros já realizou 102 atendimentos em menos de um mês de funcionamento. Localizada na Central de Resgate (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Vila Nova Itapevi), a corporação pode ser acionada pelo telefone 193 (24 horas).

O combate a incêndios liderou o número de ocorrências, com 23 chamados. Pedidos de socorro envolvendo queda de pessoas ficaram em segundo lugar, com 18 atendimentos e acidentes de trânsito com vítima foram a terceira maior causa das chamadas, registradas até o dia 18 de novembro.

Entre outros registros, o resgate de animais em área de risco também pontuou entre as principais ocorrências, com 9 chamadas. Emergência clínica, animal agressivo, queda de fio energizado, queda de árvore, desabamento, vazamento, agressão, tentativa de suicídio, apoio ao SAMU e insetos agressivos também foram registrados neste primeiro mês de funcionamento da Estação de Bombeiros de Itapevi.

O Corpo de Bombeiros atua na cidade com 15 bombeiros e previsão para chegar ao efetivo de 22 profissionais. A vinda da equipe foi proporcionada após convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A equipe conta com um caminhão tradicional auto bomba para combater incêndios e tem atendido, em média, a quatro ocorrências diárias na cidade.

A unidade, chamada de Estação, é subordinada ao 1º Subgrupamento de Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri e tem como comandante o 1º tenente PM Renato Cares De Favari.

Três forças de segurança em um único lugar

Além do Corpo de Bombeiros, na inédita Central de Resgate, com mais 1,8 mil metros quadrados, o serviço reúne, em um único endereço, a Defesa Civil e o SAMU Regional Oeste Itapevi (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A Central de Resgate começou a operar ainda no final da primeira quinzena de outubro e funciona sete dias da semana, 24 horas por dia. São mais de 110 profissionais envolvidos em ações de segurança e proteção à vida e à saúde do itapeviense. Todas as adaptações e melhorias no novo prédio foram realizadas com recursos da Prefeitura.

As três corporações contam com espaços próprios, como salas administrativas, almoxarifados, banheiros, centrais de atendimentos, entre outros.

SAMU

Com um quadro de 82 profissionais. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativos e serviços gerais.

O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma motolância. O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.

Defesa Civil

Com efetivo de 14 homens, a Defesa Civil opera 24 horas por dia, pelo telefone 199. As equipes contam com o veículo Saveiro, adaptada para realizar os trabalhos de captura de animais de pequeno porte e fiscalização, e uma Amarok adaptada para salvamentos em área de enchentes e alagamentos. Além deles, dois botes de salvamento, uma motocicleta e os equipamentos de uso diário.