Ao todo, nove mil lâmpadas serão trocadas em toda a cidade; iluminação é melhor e mais econômica

A Prefeitura de Itapevi iniciou, na última quinta-feira (21), a troca da iluminação de nove mil postes da cidade com o objetivo de aumentar nas vias públicas a segurança de pedestres e motoristas, além de ajudar a prevenir acidentes de trânsito. As novas luminárias de LED (Diodo Emissor de Luz), mais claras e mais econômicas, estão sendo instaladas por meio do programa Bairro a Bairro.

Os trabalhos começaram na região do Cardoso, na Av. Carolina de Abreu Paulino e ruas André Cavanha, Ismênia, Carlota, Francelina, Padre Giovanni Cornaro e Belarmino Antonio.

O uso de LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras, segundo um estudo de 2012 feito pela Philips e o Climate Group em 12 cidades no mundo, incluindo Nova York, Londres e Sydney.

A meta da administração municipal é de que, até o final de 2020, 80% das luminárias atuais sejam substituídas por modelos a LED.

Bairro a Bairro

O programa Bairro a Bairro tem como objetivo atender as principais necessidades de zeladoria urbana nas 10 regiões da cidade. Outros serviços oferecidos pelo programa são: recapeamento de ruas, recuperação de calçadas, equipamentos públicos com acessibilidade, pintura de faixas de pedestre em locais com grande fluxo de travessia, cata bagulho e tapa buraco.

Troca de luminárias

Em abril, a Prefeitura inaugurou a nova iluminação a LED do Corredor Oeste, numa extensão de 5 quilômetros entre o centro de Itapevi e a divisa com o município de Jandira.

Em janeiro, a administração também entregou o primeiro trecho de iluminação a LED da Rodovia Renê Benedito da Silva, num perímetro de aproximadamente quatro quilômetros entre o CDHU da Vila Gióia e o Jardim Alabama.

Um mês antes, em dezembro de 2018, tanto a rotatória da Cohab como a Praça Carlos de Castro, no Centro, já havia ganhado as novas luminárias.

Em 2018, a Prefeitura também substituiu as luminárias de LED de 127 watts por 240 watts nas ruas José Michelotti, Professor Dimarães Antônio Sandei e Agostinho Ferreira Campos, onde acontece na Fenoit (Feira Noturna). Neste mesmo período, finalizou a substituição de luminárias de vapor metálico por LED na Avenida Cesário de Abreu em toda a sua extensão até a Avenida Rubens Caramez próximo ao limite com Cotia.