A Banda Municipal de Itapevi Valdir da Silva Ferreira está em festa. No último domingo (15), conquistou sete medalhas no 9º Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas), evento organizado pela Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, na capital.

A banda da cidade conquistou as três primeiras colocações nos seguintes quesitos da competição: Banda Marcial, Baliza e Balizador. As vice-colocações ficaram por conta das categorias Linha de Frente e Regente (Banda Marcial Juvenil). Foram ainda conquistados dois terceiros lugares nas categorias: Banda Sinfônica e Regente (Banda Sinfônica Sênior).

Ao todos, 26 bandas e fanfarras participaram da competição nas seguintes categorias:

Banda Sinfônica-Sênior, Marcial, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Fanfarra de 1º Pisto Sênior e Marcial Sênior. A banda de Itapevi disputou em duas categorias: Banda Marcial Juvenil e Banda Sinfônica Sênior.

Os maestros regentes da Banda Marcial Juvenil e da Banda Sinfônica Sênior são respectivamente: Anderson Santana e Alan Donato.

“A competição demonstra que estamos nos preparando com responsabilidade e dedicação e que o apoio da Prefeitura é fundamental para nossos resultados”, explica o maestro regente Alan Donato.

Sobre a Banda

Fundada em 1994, a Banda Municipal, nasceu com o objetivo de oferecer música a crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de 6 anos de idade. Em 1997, iniciou suas atividades dentro da Escola Municipal de Música de Itapevi e atuando nos desfiles cívicos e eventos de Itapevi e região, passando a participar de concursos, festivais e campeonatos.

Atualmente, a Banda Municipal, conta com dois grupos musicais, Banda Sinfônica e a Banda Marcial – esta última como infanto-juvenil. Há também a Banda Sinfônica Infantil e Marcial Infantil, com cerca de 200 crianças que estudam pela manhã na escola normal e à tarde na Escola de Música.

A Banda Sinfônica de Itapevi integra a Escola Livre de Música, um complexo de ensino e difusão da música erudita e popular da Prefeitura de Itapevi. O Centro acolhe, em média, mil alunos ao ano e recebe por volta de 2 mil expectadores por ano. O objetivo da instituição é cuidar da iniciação e formação musical de crianças e adolescentes.

Aulas de Música gratuita

Os interessados em aprender a tocar um instrumento devem entrar ir diretamente à sede da Escola Livre de Música (Avenida Feres Nacif Chaluppe, 39). Há aulas de violão, violino, teclado, percussão e metais (saxofone, trombone, trompete, clarinete e flauta transversal).

Além disso, é possível fazer aulas de expressão corporal e musicalização – esta última é destinada pra crianças de 7 a 10 anos, enquanto as demais são voltadas para alunos acima de 10 anos de idade.

É necessário apresentar uma cópia do RG, comprovante de endereço e duas fotos 3×4 no ato da inscrição. Para saber se há vagas, basta ligar para o (11) 4142-2963. O e-mail para contato é o projetoescolademusica@gmail.com.