No dia 14 de abril (sexta-feira), às 16h, a Prefeitura de Itapevi promove um bate papo e leitura comentada online com o escritor e ator paraibano Stefano Berioni, autor do livro romance “A Metafísica de um boia-fria”, da editora Livre Nós de Oz. O evento é promovido pela Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e o encontro acontece apenas virtualmente.

Os interessados em participar do evento online devem se inscrever pelo link https://forms.gle/ULYjHNHCUyxSdjmb8 e disponibilizar o nome completo e telefone de contato (WhatsApp). Os inscritos receberão o link da sala de encontro online no dia da atividade. A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral com foco, recomendado para jovens a partir de 14 anos.

Stefano Berioni começou a carreira na área de tecnologia e decidiu trocar os códigos de programação pela arte ao ingressar, em 2016, no Movimento de Dramaturgia Rural.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Itapevi e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac) Editais 2022.

Sobre o livro

O romance trata da vida dos trabalhadores de Santana de Parnaíba. É possível que alguns leitores acreditem que se passa em um tempo remoto, pela ambientação verdejante e a presença do rio Tietê, ainda que já não tão limpo, mas é aí que o passado se mistura com a atualidade, sendo possível encontrar aqueles personagens, nas mesmas profissões, com os mesmos coronéis e com as mesmas impunidades narradas. Mas com certeza é um romance histórico, relatando a vida e os costumes em um determinado contexto histórico-geográfico, mesclando fatos verídicos e fictícios.

Ao longo dos capítulos, o leitor vai conhecendo melhor alguns dos personagens, percebendo características e temperamentos da dureza dos trabalhadores rurais e de uma vida em opressão. A narrativa traz estes aspectos na figura de trabalhadores rurais que diariamente, em um pau de arara, locomovem-se de um bairro periférico para uma fazenda, onde enfrentam a opressão do patrão e dos outros empregados.