O ano de 2023 foi marcante para a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro). Criada em 1974, o espaço tem como objetivo apoiar a pesquisa e estudo, incentivar a leitura fomentando a cultura da cidade.

O serviço atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e promoveu diversas atividades ao longo deste ano de 2023, desde oficinas, festas juninas, exposições, concursos, etc.

A Biblioteca disponibiliza consulta e empréstimos de livros e é responsável pelo programa de incentivo à leitura “Todo Mundo Lendo”, que dispõe de livros nas repartições públicas.

Durante todo o ano, desenvolve várias atividades incentivando o uso adequado do espaço e estimulando a formação de leitores, como contação de histórias para crianças e adultos, exposições entre outros eventos sempre com o intuito de levar mais cultura aos seus usuários.

O telefone para contato é (11) 4143-5441. O e-mail bilbiomunicipal.itapevi@gmail.com.

Confira as ações em 2023:

Reciclando Itapevi

Em fevereiro, o espaço recebeu o “Reciclando Itapevi”,  uma exposição que contou a história de Itapevi a partir de objetos feitos com materiais recicláveis pela artista plástica Camila Marques Veríssimo. A exposição contemplada pela Lei Aldir Blanc 2020.

Super Mulheres

Em março teve a exposição Super Mulheres, que apresentou desenhos de mulheres reais no corpo de super heroínas de histórias em quadrinhos. Essa exposição das artistas Karina Alves e Nicolly Raíssa foi contemplada pela Lei Aldir Blanc em 2021.

Chá… Livros, Bate-papo e Mulheres

Também no mês de março teve a oficina de artesanato – canetas personalizadas; mesa redonda – mulher: história, desafios e direitos com a mediadora: Silvia Andrade e convidadas: Keila Euzébio Fagundes dos Santos, historiadora pela PUC -SP, com a participação da Proracial de Itapevi e do Conselho da Mulher do Munícipio de Itapevi. A ação foi voltada para alunos da rede municipal.

A ação contou ainda com a Comissão da Mulher da OAB de Itapevi, apresentação da flautista – Gabriela Nascimento Barbosa (Escola de Música) e chá de encerramento com a mesa redonda compartilhada na 2° Edição da Biblio da Virada em SP.

Dia de Esquecer

Em maio, a atividade de distribuição de livros com o tema “Dia de Esquecer” consistiu na ação de deixar livros em lugares de grande circulação de pessoas, como lojas  de departamentos, dentro de ônibus, mercado, estação de trem, afim de incentivar a leitura.  Esse ano foram deixados 56 livros pela cidade.

Festas Juninas do Norte ao Sul do Brasil

Em junho, a Biblioteca promoveu a exposição Festas Juninas do Norte ao Sul do Brasil, mostrando a história e a cultura  dessa festa tão valiosa no calendário cultural do nosso país. Com a colaboração da Escola de Artes, através do professor de desenho Fernando Gondolo, que montou e formatou cartazes.

Viagem Literária Módulo Virtual

A primeira oficina de escrita criativa aconteceu em julho. O programa Viagem Literária tem como objetivo aproximar os livros, a literatura e as  bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas e comportamentos leitores, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivam a  produção literária, bem como valorizam e dinamizam as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.

A oficina foi ministrada pela escritora Socorro Acioli, jornalista e PhD em Estudos de Literatura.

Em agosto foi realizada mais uma edição da Viagem Literária – Literatura Brasileira no XXI. A contação de histórias aproximou os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas e comportamentos leitores, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivam a  produção literária, bem como valorizam e dinamizam as bibliotecas públicas para  desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.

No mês de outubro, a oficina de escrita criativa – Literatura Indígena e bate-papo com a escritora Julie Dorico na Viagem Literária. Foi o 3º e último módulo do Programa Viagem Literária nesse ano. A escritora pertence ao povo Macuxi. Doutora em Teoria da Literatura, mestre em Estudos Literários e licenciada em Letras Português. O objetivo da oficina foi estimular, exercitar e aprimorar a escrita de textos através da leitura e da discussão da produção dos próprios participantes.

Folclore Brasileiro

Em agosto, a exposição sobre o Folclore Brasileiro trouxe ao conhecimento dos munícipes que o folclore brasileiro é resultado da miscigenação de três povos (indígena, português e africano) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo. Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar. Em cada região brasileira, o folclore apresenta semelhanças e diferenças. Essa exposição trouxe mais de 30 personagens de lendas e mitos, que estão embutidos na  história do povo brasileiro.

Semana do Livro, Leitura e Literatura

Em outubro, foi realizado o encontro com escritores na Semana do Livro, Leitura e Literatura. Foi o 1º Encontro de Escritores de Itapevi e região proporcionou oportunidades para os escritores se conectarem entre si, estabelecendo contatos a fim de levar a parcerias, colaborações, oferecendo suporte mútuo. Os mesmos compartilharam suas experiências, desafios e sucessos, proporcionando insights valiosos para nossa biblioteca e comunidade.

Semana do Livro, Leitura e Literatura

A sessão de cinema aconteceu em outubro “Dia do Livro que virou filme”. O público-alvo foram crianças a partir de 5 anos. O objetivo dessa programação foi desenvolver paixão e satisfação pelo ato de ler, e as adaptações literárias no cinema podem ajudar nesse processo, isso porque elas podem funcionar como porta de entrada para o universo dos livros. Sendo uma forma de fazer as crianças se apaixonarem pela leitura. Filme escolhido foi: As aventuras do avião vermelho, baseado no livro de Érico Veríssimo.

Também no mesmo mês foi realizada a oficina de Fanzine da Semana do Livro, Leitura e Literatura. Além de estimular a criatividade, a oficina teve como objetivo incentivar a leitura entre os jovens, apresentando-lhes uma forma divertida e criativa de expressão. Ao criar seu próprio fanzine, os participantes puderam explorar diferentes poemas e escritores, desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.

Exposição Pretos e Pretas do Brasil

Em novembro, a exposição trouxe personalidades pretas que tiveram e tem grande expressividade na história do Brasil e que muitas pessoas não conheciam.

IV Concurso de Poesia de Itapevi sobre a Consciência Negra

Em novembro, a cidade promoveu o Concurso de Poesia de Itapevi sobre a Consciência Negra esse ano completou a sua 4ª edição com 117 poesias inscritas em três modalidades: infantojuvenil, adolescente e adulto, alcançando outros estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. A entrega da Premiação ocorreu no Teatro Municipal.

Visitas monitoradas

Ao longo de todo o ano, a Biblioteca Municipal realizou visitas monitoradas. Elas  são concedidas à toda escola ou outra entidade que queira conhecer, não só o espaço da Biblioteca como também o prédio da Secretaria de Cultura.

Os visitantes  podem através dessas visitas conhecer todo o trabalho e serviços culturais das Escolas de Arte, Dança e de Teatro e Circo, que estão à disposição dos munícipes.

Nesse ano foram recebidas a visita de diversas escolas municipais e do Instituto Cacau Show. Para escolas municipais procuramos sempre que possível fazer uma contação de história.