Em maio, Itapevi ganhou o Teatro Municipal completamente reformado e pronto para receber diversos espetáculos e eventos. De lá para cá, o espaço tem garantido uma experiência completa e imersiva no espaço, localizado no 2º andar da Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, Centro).

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Cultura nesta sexta-feira (15) foram realizados mais de 90 eventos, entre apresentações culturais, artísticas e encontros públicos no novo espaço cultural da cidade, reunindo mais de 17, 8 mil pessoas em suas dependências.

O Teatro recebeu eventos, como: Mostra de Teatro, palestras, peças de gêneros variados, shows de stand up comedy, reuniões, concursos, cursos, apresentações de dança, música, circo, jornada pedagógica e muito mais.

Sobre o Teatro

O novo equipamento público conta com 323 lugares, sendo 11 deles para PCD (Pessoas com Deficiência) e oito para PMR (Pessoas com Mobilidade Reduzida) e PO (Pessoas Obesas).

O espaço cultural conta com saída de emergência com placas e luminosidade de sinalizações. Camarins, banheiros e acessos ao palco foram completamente reformados. As instalações elétricas e hidráulicas foram revisadas e substituídas para oferecer mais segurança e conforto à plateia.

O Teatro recebeu novo tablado, pintura da estrutura metálica do teto do palco, no hall café e da escada de emergência; regularizados pisos e degraus na área da plateia; troca da porta de entrada/saída do elevador de carga/descarga; modernização do elevador de carga/descarga; execuções de escada de acesso ao palco, do patamar para plataforma de acessibilidade no palco, da laje na sala de áudio e vídeo e aplicado verniz antichama.

O Teatro Municipal também conta com a instalação de novos aparelhos de ar condicionado especiais, cortinas, microfones, tela de projeção de led, canhão de luz, alto falantes, pisos e corrimões modernos, além de sala de controle de áudio e vídeo, pintura e adequação de espaços com acessibilidade.

A obra foi realizada por meio de parceria firmada em 2020 entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. O valor do convênio referente à reforma e adequação de espaço foi de R$2.154.435,92, sendo R$1,5 milhão de recursos vindos do Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar, e R$654.435,92, oriundos do município.