Sempre foi um grande sonho da população de Itapevi contar com o tradicional Restaurante Bom Prato na cidade. O que poucos imaginavam é que em pouco mais de um ano de três meses de funcionamento, o serviço atingiria a impressionante marca de 688 mil refeições servidas, o que significa que são: 89 mil cafés da manhã, 489 mil almoços e 110 mil jantares.

O Restaurante Bom Prato Itapevi foi inaugurado no dia 5 de março do ano passado, com previsão de funcionamento de segunda a sexta-feira, após a pandemia, a unidade passou a atender também aos sábados e domingos e a servir jantar além do café da manhã e almoço.

A unidade que fica próxima a rotatória da Cohab (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 279). O local tem capacidade para servir todos os dias 300 cafés da manhã pelo custo de R$ 0,50 – sempre a partir das 7h.

A partir das 10h30, são servidas até 1,2 mil refeições, a R$1,00 cada. O jantar é servido, após às 17h30, pelo mesmo valor, para até 300 pessoas. Ao todo, o serviço pode oferecer um total de até 1,8 mil refeições nos três períodos.

Sobre as refeições

Com 1,2 mil calorias, a refeição principal, o almoço, em geral, é composto por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa, assim como o jantar. No café da manhã, com média de 400 calorias, são oferecidos leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação.

O restaurante é administrado por Organizações Sociais e o valor dos pratos é subsidiado pelo governo do Estado, quando foram criados nos anos 2000. Ao todo, no estado paulista, são 59 restaurantes em funcionamento, sendo 22 localizados na capital, 12 na Grande São Paulo, oito no litoral e 17 no interior.

As obras de instalação do Bom Prato começaram no primeiro semestre de 2019 pelo Governo do Estado, em imóvel cedido pela Prefeitura. O local foi escolhido devido ao fácil acesso aos moradores, com comércios, bancos e a proximidade ao terminal de ônibus e estação de trem da CPTM de Itapevi.