Neste primeiro semestre, a população já pode sentir uma grande mudança na região central da cidade, especialmente na mobilidade e no trânsito da região do Córrego Paim. A Prefeitura está prestes a concluir as obras de canalização do córrego e do novo viário local.

Em março do ano passado, a Prefeitura iniciou a canalização do rio entre a rotatória da Cohab e a Escola do Futuro do Parque Suburbano com a finalidade de evitar enchentes e alagamentos na região do córrego Paim. Neste trecho da Avenida Rubens Caramez foram abertas e pavimentadas duas pistas em cada lado da via, nos sentidos Centro e Cotia, com extensão total de 474 metros.

As pistas foram todas sinalizadas com placas de orientação do trânsito, pintura de solo e faixas de pedestres. Em setembro, uma lombada eletrônica, com limite de velocidade a 40km, foi instalada na Avenida Rubens Caramez, em frente à escola estadual Marechal Rondon. A via recebeu também sinalização com placas de regulamentação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que indica a velocidade permitida para orientar a existência do radar.

As novas vias ajudaram a reduzir os congestionamentos na região até a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, além de eliminar os frequentes alagamentos e enchentes provocados pelas cheias do Córrego Paim. A obra trouxe melhorias para todos os moradores que passam pela região central da cidade.

Canalização Córrego Paim

O córrego foi canalizado parcialmente, mais especificamente entre a Praça da Rotatória Fioravante Belli, na Cohab, e a Rua Domingos da Silva, no Parque Suburbano. Foram executados cerca de 569 metros de canalização, sendo 349 metros em canal aberto e 220 metros em canal fechado.

As melhorias também englobaram a execução das galerias de águas pluviais no trecho da Avenida Rubens Caramez, que foi ampliado e nas ruas do entorno: Witermite José Cerqueira, Francisco Correa, São Judas Tadeu, Angelina Barreto, Ana Maria Vaz e Rua Domingos da Silva.

Com as obras, a administração municipal garante maior acessibilidade e infraestrutura aos estudantes da Escola do Futuro em Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano, e da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia) da história da cidade, que fica ao lado da unidade educacional. A obra deverá evitar inundações no entorno dos dois equipamentos educacionais.

Os recursos foram do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. O contrato foi assinado entre a Prefeitura e o Consórcio Canaliza Paim constituído pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação Ltda. e a Construtora Etama. O valor total do investimento foi de R$32,9 mi.