A Prefeitura de Itapevi já conseguiu concluir  80,4% das obras referentes à canalização do Vale do Sol. A Administração tem investido R$ 34 milhões nessas melhorias, que tem como como propósito acabar de vez com as enchentes na região central da cidade e no Jardim Rainha e Vale do Sol.

O balanço dos serviços foi realizado nesta segunda-feira (17). Atualmente, a Administração executa o assentamento de aduelas nos trechos da Rua Leopoldina de Camargo – entre a Rua Vereador Paulino Lanzillo e Rua Manoel Alves Mendes -, da Rua Catharina Durante de Camargo, que fica da Avenida Ana Araújo de Castro a Rua Vereador Benedito Francisco Chaves, e da Rua Catharina Durante de Camargo com a Rua Vereador Benedito Francisco Chaves e Rua Benedito Dias Siqueira.

Além disso, a Prefeitura tem efetuado a pavimentação nos trechos da via ao lado do Terminal Rodoviário e das ruas Catharina Durante de Camargo, Dr. José Pedro de Castro e Manoel Alves Mendes, além da microdrenagem das galerias de águas pluviais ao longo da canalização.

Sobre a obra

Essa canalização ampliará o escoamento de águas pluviais na região para  evitar possíveis transbordamentos. A inundação provocada pelas cheias ocorre em temporada de chuva, devido à impermeabilização do solo do entorno do córrego por uma ocupação urbana desordenada.

Os trabalhos da Fase 1 começaram em abril do ano passado na região central, na altura do Viaduto José dos Santos Novaes e se estenderam também pelas ruas Cesário de Abreu, Manoel Alves Mendes, Dr. José Pedro de Castro e Catharina Durante de Camargo. Essa etapa que continua em execução finaliza na Rua Benedito Dias Siqueira.

Já na Fase 2, está previsto o término da canalização das vias próximas ao Córrego Vale do Sol. A conclusão dessas duas fases deve ocorrer em setembro deste ano.

E, finalmente, a Fase 3 consiste na construção de um piscinão nesta região. Na sequência, as obras avançarão pelo Jardim Rainha e passarão pelas ruas Benedito Dias Siqueira, Dr. José Pedro de Castro, Ana Araújo de Castro e Avenida Nove de Julho.