A Prefeitura de Itapevi lançou no dia desse mês a campanha municipal Setembro Amarelo “Mês de Valorização à Vida” e está promovendo uma série de ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio.

A Organização Mundial de Saúde divulgou uma pesquisa que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. Esse dado faz com que todos fiquem em alerta com familiares e amigos, que possam pensar ou indique a possibilidade de cometer o suicídio.

Para essa causa, a população de Itapevi conta com o atendimento permanente de três centros de atenção psicossocial (Caps), que tratam dos transtornos mentais severos e permanentes.

A tentativa de suicídio ou pensamentos suicidas são considerados transtornos graves que necessitam de tratamento médico especializado.

Em casos de tentativa efetivas para tirar a própria vida, o paciente deve ser atendido imediatamente no pronto-socorro central, para receber tratamento emergencial clínico e psiquiátrico e, posteriormente, será encaminhado aos Caps.

Para situações em que a pessoa esteja planejando ou constantemente pensando em suicídio o acolhimento deve ser feito pelos Caps, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Pessoas com menos de 18 anos devem ser acolhidas pelo Caps Infantojuvenil Ciranda (Ladeira Hugo Michelotti, 5, Centro).

Jovens e adultos, que estejam passando por transtornos mentais, mas não fazem uso de álcool e droga, devem procurar atendimento no Caps Espaço Conviver (R. Eduarda Rios Trevisan, 105, Jd. Portela).

Adultos com transtornos mentais aliados ao uso de álcool e drogas devem ser acolhidos pelo Caps AD Reconstruir (r. Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 235, Jd. Portela).

Acolhimento

Segundo dados do Ministério da Saúde, a existência de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) diminui em até 14% a incidência de suicídios nos municípios.

Em Itapevi, além dos CAPS, também existe o serviço de psicologia ambulatorial realizado em quatro unidades básicas de saúde e atendimento de emergência no pronto-socorro central.

Campanha

Diversas ações estão sendo realizadas em Itapevi por meio da campanha municipal Setembro Amarelo “Mês de Valorização à Vida”.

No dia 05, a secretaria de Cultura e Juventude realizou palestra com Douglas Camargo, idealizador do projeto “Inspire Alguém Hoje”, voltado para o público jovem, que trata de assuntos como depressão, automutilação, bullying, pensamentos suicidas e drogas.

Também fazem parte da campanha exposição fotográfica, divulgação do curta-metragem “Empatia Salva Vidas”, do instrutor de cinema Marcos Menezes e rodas de conversa.

A exposição Setembro Amarelo, da fotógrafa Pâmela Donato, é um ensaio sobre o tema realizado com os alunos da Escola Livre de Teatro e Circo. A partir do dia 16, a mostra percorrerá os shoppings da cidade.

No dia 19, às 13h, acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) roda de conversa com o escritor Cláudio S. Filho, autor do livro “Um Conto Sobre Ela”, que será lançado no próximo mês. O CREAS fica na Av. Ana Araújo de Castro, 494 – Jardim Itapevi.

No dia 30, às 15h, a roda de conversa acontece na Secretaria de Cultura (Av. Luiz Manfrinato, 194 Centro), com a psicóloga Ana Carolina Fonseca, da ONG Emoção e Vida.