Prefeitura pavimenta vielas, constrói Areninhas esportivas, troca iluminação por LED e realiza readequações viárias

Itapevi está ficando mais bonita e segura devido a uma série de construções e reformas de praças, espaços esportivos, ciclofaixas, recapeamento de vias, nova iluminação e muito mais. Medidas realizadas no Centro da cidade e nos bairros, com os programas Cidade Bela e Cidade Bela nos Bairros, que têm como proposta resgatar a autoestima dos itapevienses, trazer mais segurança, comodidade e espaços para o lazer e prática esportiva.

Iluminação a Led no Corredor Oeste

A Prefeitura inaugurou, em abril deste ano, a nova iluminação a LED (Diodo Emissor de Luz) do Corredor Oeste, numa extensão de 5 quilômetros, no trecho entre a estação Engenheiro Cardoso da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Viaduto Ameríndia.

A meta da administração municipal é de que, até o final de 2020, 80% das luminárias atuais sejam substituídas por modelos desse tipo.

Em janeiro, a Prefeitura entregou o primeiro trecho de iluminação a LED da Rodovia Renê Benedito da Silva, num perímetro de aproximadamente quatro quilômetros entre o CDHU da Vila Gióia e o Jardim Alabama.

Praças novas e revitalizações

Em 2018, foram entregues e revitalizadas três praças. Neste ano, duas novas praças já foram inauguradas: do Povo e a do Nordestino.

No mesmo ano, a Prefeitura de Itapevi ainda executou a primeira fase das obras de revitalização da Estrada da Roselândia, com calçamento, instalação de gradis e implantação de ciclofaixa compartilhada para pedestres e ciclistas em 1,7 quilômetro de vias. Também foi revitalizada a rotatória do Terminal de Ônibus e inserida uma fonte de água iluminada.

Mais de 630 metros de área recuperada, entre ações de zeladoria, calçamento, conservação, poda de vegetação, pintura de muros, guias e sarjetas, além da inauguração da maior galeria de arte urbana da região, a West Side Gallery Itapevi. Para lembrar desde 2017, a Prefeitura revitalizou todos os canteiros centrais da Rodovia SP-029 que deixou a entrada da cidade mais bonita.

Espaços esportivos

A Areninha do Vitapólis é um espaço de lazer e esportes multiuso inaugurado no ano passado. O local conta com quadra, academia ao ar-livre e pista de caminhada. Possui playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society.

A proposta é levar mais areninhas para outros bairros da cidade. A próxima entrega acontece no dia 14 de setembro, às 10h, a Areninha Jardim Ruth. Na sequência será no Jardim São Carlos. As obras estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2020.

Reformulação do viário da rotatória da Cohab

A Prefeitura de Itapevi entregou à população no final de 2018 a reforma da rotatória da Cohab, no Centro. Além de garantir maior fluidez de veículos e de pessoas pela região, as obras trazem ar de modernidade e melhor infraestrutura e segurança às pessoas.

As ações contaram também trabalhos de fresagem e recapeamento da Avenida Feres Nacif Chaluppe, como parte do pacote de melhorias.

Recuperação e pavimentação de vielas

Desde o início de 2018, a administração recuperou e pavimentou 22 vielas em diferentes bairros de Itapevi – das quais 17 só neste ano. Os trabalhos mais recentes foram concluídos no final do primeiro semestre deste ano com a entrega da viela ligando as ruas Antônio Pedro Silva e Vitória de Santo Antão, no Jardim Marina. As obras têm como objetivo oferecer mais comodidade e segurança à população que transita pelos espaços.

Instalação de Novos Pontos de Ônibus

A Prefeitura deu início, em julho deste ano, à instalação de 200 novas paradas de ônibus em toda a cidade. Todos os equipamentos terão abrigo e iluminação, reforçando a segurança e dando mais conforto aos passageiros – que não precisarão mais esperar pelo transporte sob sol e chuva.

Mais sobre o Cidade Bela

Com uma série de intervenções urbanísticas, o programa ainda prevê trabalhos de paisagismo, reforço a poda de árvores, a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas. Também estão sendo realizadas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e sinalizações, bem como intervenções para melhorar a acessibilidade.