Serão quase 5 mil castrações gratuitas por ano. Além da castração para cães e gatos, terá palestras de conscientização

No sábado (15) começou a funcionar na cidade o Castramóvel. Moderno e com alta tecnologia o ônibus adaptado do Castramóvel – Serviço Médico Veterinário Móvel e Gratuito para Cães e Gatos de Itapevi fica estacionado até sexta-feira (21) na Cohab. O veículo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como consultório veterinário itinerante, que circulará pelas ruas do município realizando castrações gratuitas de cães e gatos pré-agendadas.

O equipamento foi entregue pela Prefeitura em cerimônia a ser realizada na Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab. O Castramóvel integra a série de ações para controlar a população animal, principalmente o número pets abandonados nas ruas.

Para dar início aos trabalhos e colocar fim em uma das mais antigas demandas dos moradores e dos protetores animais, foram realizadas as 30 primeiras castrações no Castramóvel, que tem capacidade de realizar 4.900 cirurgias anuais. Também serão entregues remédios para a recuperação dos animais, a serem administrados pelos seus donos.

Ônibus adaptado

O veículo tem comprimento de nove metros e conta com ampla infraestrutura para atendimento e procedimentos cirúrgicos. Possui piso revestido, revestimento lateral interno lavável, sistema elétrico redimensionado, rede de gases, sistema de iluminação de emergência, cuba de inox e extintores de incêndio. Atuarão no Castramóvel três médicos veterinários, oito auxiliares e dois motoristas.

Jurandir Santos de Souza Pereira, 66, aposentadora e morador da Cohab, ficou entusiasmada com a novidade. “Além de cuidarmos da saúde e do bem-estar animal, também atendemos uma necessidade do município, que é reduzir a quantidade de animais abandonados e também não permitir que a população aumente”, comentou.

Maria Rita Alves, 52, babá e também moradora da Cohab, foi a primeira a ter o cachorrinha Sapeca castrada no Castramóvel. “É uma grande economia para quem não tem condições de pagar pelo serviço de castração, lembrando ainda que previne o animal contra doenças”, resumiu.

Cerca de 100 pessoas acompanharam a entrega do novo equipamento que iniciou o atendimento e cadastro aos donos dos pets.

Como o serviço funcionará

O Castramóvel irá percorrer bairros pré-estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais com o intuito de realizar a cobertura completa de castração de cães e gatos em toda a cidade. O serviço será exclusivo a moradores de Itapevi. Para ter acesso, o itapeviense deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência do município atualizado (no máximo três meses) no nome da pessoa que fará a inscrição para a castração. Após o cadastro será realizado o agendamento da cirurgia.

É possível também realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no guichê da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347, na Cidade Saúde). Eles deverão levar todos os documentos exigidos acima. A partir das solicitações feitas, as equipes da Prefeitura entrarão em contato por telefone com os interessados cinco dias antes do Castramóvel estar estacionado na região dos moradores que solicitaram os serviços.

Quem deseja realizar a castração deverá preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de consentimento cirúrgico no local onde o Castramóvel estiver estacionado.

Em caso de intercorrência cirúrgica, os animais poderão ser encaminhados à Clínica de Suporte da empresa contratada para realização das castrações no município. Lá, os pets deverão permanecer até seu pronto restabelecimento.

Os animais castrados apenas receberão alta médica veterinária após o retorno de todos os reflexos de consciência, sendo liberados com receituário médico pós-operatório, contendo antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que serão entregues pela Prefeitura, mas administrados pelos proprietários dos pets.

O Castramóvel será um serviço de apoio ao programa permanente de controle reprodutivo que existe no munícipio desde quando o setor de Bem-Estar era ligado ao DCZ (Departamento de Controle de Zoonoses), antes de 2018.

Qual tipo de animal pode ser castrado

Para que o serviço seja bem realizado, a Prefeitura informa que para efetuar a castração, os cães devem ter, no mínimo, dois meses e no máximo cinco anos. Já os gatos devem ter de três meses a cinco anos para estarem aptos à castração. As fêmeas não podem estar no cio ou prenhas.

Não poderão passar por cirurgia animais com caquexia evidente (magreza), mucosas hipocoradas (resfriado), desidratação evidente, doença diagnosticada previamente e informada em termo que compromete a metabolização da anestesia, tosse evidente, olhos remelando, diarreia, vômito persistente/ ou apatia e outros aspectos percebidos pelo médico veterinário no momento da triagem.

Contato com o Castramóvel

Mais informações sobre inscrições, dúvidas e orientações sobre o funcionamento do Castramóvel podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou diretamente no DCPA (Departamento de Cuidados e Proteção Animal) da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é sma@itapevi.sp.gov.br.

Confira abaixo o cronograma das regiões que serão atendidas:

– 1ª Semana: 17/02 a 21/02 – 27/02 a 29/02(Das 8h às 17h)

Centro de Reabilitação

Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab

– 2ª Semana:  02/03 a 06/03 (Parque Suburbano) (Das 8h às 17h)

Escola do Futuro Tarsila do Amaral

Avenida Rubens Caramez, 1000

– 3ª Semana: 09/03 – 13/03 (Jardim Santa Rita) (Das 8h às 17h)

UBS Jardim Santa Rita

Rua Alcides Cotrim, 105 – Jardim Santa Rita

– 4ª Semana: 16/03 – 20/03 (Vila Gióia) (Das 8h às 17h)

Secretaria de Obras