Mostra marcou o primeiro ano de atividades do programa no Centro de Convivência dos Idosos; ainda há vagas disponíveis para diversas oficinas

Samba, Carimbó, Karatê, Capoterapia e muitas delícias gastronômicas marcaram a I Mostra Viva Maturidade, promovida pela Prefeitura de Itapevi em celebração ao primeiro ano de atividades do programa de mesmo nome, que atende cerca de 600 pessoas no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O evento festivo contou com diversas apresentações de cerca de 500 alunos. Os trabalhos produzidos nas oficinas de artesanato, tricô e crochê também ficaram em exposição.

Além das apresentações culturais e artísticas, aconteceu ainda uma deliciosa degustação de pães e tortas produzidos pelos próprios idosos que frequentam o espeço.

“É um prazer muito grande saber que todos os participantes estão gostando da comida que nós fizemos. A gente aprendeu tudo direitinho e fez com muito amor”, contou Sérgio Roberto, de 76 anos, que participa da oficina de culinária.

“Amo fazer karatê e também faço a oficina de Informática, não sabia nada de tecnologia e agora já envio e-mail, troco mensagens nas redes sociais. É maravilhoso!”, disse empolgado Manoel Arebalo Sanches, de 69 anos, morador do bairro do Ingaí, que frequenta o centro de convivência de três a quatro vezes por semana, sempre em companhia da esposa, Diná Maria, de 65 anos.

A Mostra é resultado do plano de trabalho desenvolvido a partir do termo de parceria assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania com a Organização Social Conexão. A iniciativa é parte do programa Viva Maturidade, que conta com o apoio das empresas Alelo, Unisys, Casa Suíça e Cielo.

Oficinas

O CCI mantém 20 oficinas de atividades diversas, 12 delas são realizadas em parceria com o Projeto Viva Maturidade (Empreendedorismo Básico, Artesanato Criativo, Tricô/ Crochê, Culinária Criativa, Jogos de Mesa, Informática, Marketing Pessoal, Gestão de Saberes, Karatê Adaptado, Musicalidade, Capoterapia, Pilates e Ioga).

Vagas abertas

Interessados em participar das atividades do CCI (avenida Cesário de Abreu, 915, no Bairro dos Abreus) podem se inscrever diretamente na entidade.

Ainda há vagas para as oficinas de coreografia, dança de salão, culinária, gestão de saberes (alfabetização), Ioga, karatê adaptado e jogos de mesa.

As aulas são gratuitas. A proposta das atividades é criar a interação social, além da elevação da autoestima, bem-estar e melhora na qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

Centro de Convivência do Idoso

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é uma unidade de assistência social da Prefeitura de Itapevi que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e em isolamento social.

As atividades são organizadas em grupos, proporcionando a convivência de diferentes culturas e vivências entre os usuários. O objetivo é desenvolver neles um sentimento de pertencimento, com ações de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.