A Prefeitura de Itapevi, por meio do Castramóvel, já realizou 6.911 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade, desde o início do serviço, inaugurado em fevereiro de 2020. Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais e se referem às cirurgias realizadas até o dia 30 de junho.

Do total de procedimentos realizados, cerca de 59% foram feitos em felinos (4.081 gatos) e 41% em caninos (2.830 cães). As cirurgias são realizadas mediante agendamento online por meio do  site http://castracao.itapevi.sp.gov.br/. As inscrições são abertas periodicamente e a próxima abertura está prevista para o mês de agosto.

No momento, ainda está sendo realizada a segunda etapa da campanha que teve início em maio. Por ser um consultório móvel adaptado, são realizadas cirurgias em pets com até 15 quilos e sem raça definida. O programa gratuito não contempla animais de raça.

Após a cirurgia, o dono do animal recebe ainda, sem custos, as medicações para o pós-operatório, como antibiótico, analgésico e anti-inflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias.

Para facilitar o processo de castração e oferecer maior comodidade à população, o serviço do Castramóvel tem ficado estacionado em seis regiões em diferentes períodos (Amador Bueno, Vila Dr. Cardoso, Cohab, Jardim Bela Vista, São Carlos e região central).

As cirurgias sempre acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em local previamente definido.