Nos últimos dois meses, 85 mudas foram plantadas na cidade, com o programa Itapevi Mais Verde, mas infelizmente 18 acabaram sendo vandalizadas, ou seja, foram removidas ou danificadas. Este número representa 21,17% do total de plantio.

Os locais que tiveram problemas foram a pista de skate e praça Nelson Mandela, na Vila Dr. Cardoso, que tiveram seis mudas danificadas, na Área de Lazer na região do piscinão do Parque Suburbano, contabilizou seis mudas quebradas e na Viela da Rua Chipre, no Jardim Santa Rita, com outras seis destruídas.

A Prefeitura tem investido na criação de áreas verdes em Itapevi. Em 2018, foram plantadas 388 mudas de árvores em vários bairros da cidade e 910 mudas foram distribuídas para os moradores. Em 2019, até setembro foram plantadas 1.068 mudas, ultrapassando a meta anual de 1 mil mudas por ano. Neste mesmo período foram doadas 1.017 mudas.

Combatendo o vandalismo

Quem pratica vandalismo pode ser penalizado com base nas leis municipais n° 2.579/2018 e 2.519/2017. As multas podem iniciar em cerca de R$ 200,00 e chegar até R$ 1 mil de acordo com as legislações.

Para denunciar, basta ligar no (11) 4143-7600 (Ramal 1129) e falar com o Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após este horário, a GCM pode ser acionada 24 horas pelo telefone 199.

Programa Mais Verde

O programa Itapevi Mais Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores e a necessidade da ampliação de áreas arborizadas na cidade.

Conheça os benefícios de uma cidade mais verde:

– Absorvem gás carbônico e liberam oxigênio;

– Refrescam a temperatura ambiente;

– Preservam a biodiversidade do meio urbano;

– Absorvem água da chuva;

– Reduzem a poluição sonora;

– Embelezam ruas e casas;

– Contribuem para a qualidade de vida.

Doação

Qualquer pessoa pode solicitar mudas de espécies frutíferas e paisagísticas na Prefeitura de Itapevi. Interessados devem se dirigir, munidos com documento de identidade e comprovante de residência, à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloísa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Desde outubro, a população também pode conseguir mudas de espécies frutíferas e paisagísticas no Eco Ponto do Jardim Rosemary (Rua Licínio Avelino da Costa, 151), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

São duas mudas por munícipe. No momento, estão disponíveis espécies frutíferas de araçá, pitanga, goiaba, inga, oiti e cacau. As paisagísticas são ipê amarelo, ipê roxo, pau-formiga, abricó, e para reflorestamento aroeira, açoita cavalo e pau-viola.