O projeto Horta Escolar Conexão Alelo, da Prefeitura de Itapevi, colheu 20,3 mil mudas de alimentos orgânicos, em 18 meses de ação. O projeto inovador é realizado em 15 escolas municipais, onde 10 mil estudantes são beneficiados. Esse programa é realizado em parceria com a ONG Conexão –  Serviço de Integração Social e a empresa Alelo. Nestes dois anos 22 mil mudas foram plantadas.

Para comemorar o Dia Internacional da Alimentação Saudável foi cultivada uma safra especial, com plantio realizado no começo de setembro, nas unidades escolares, com aproximadamente 5.000 mudas, entre alface, almeirão, coentro, rúcula, acelga, beterraba, escarola, cebolinha, agrião, alface crespa, couve e salsa. Cada escola tem de 4 a 5 canteiros, sendo que cada recebe 70 mudas.

A previsão é que sejam colhidas, no dia 14 de outubro para higienização e organização do preparo. Com o tempo de crescimento estimado em 45 dias, os alunos acompanharão todo o desenvolvimento e até atuarão, caso necessário no controle de fungos ou pragas, com defensivos orgânicos produzidos, por exemplo, com fumo.

Todos os alunos do 3º ano já plantaram alimentos que consumiram na merenda escolar e levam para casa. Mas antes dos pratos e saladas, as crianças tiveram aulas especiais e acompanham desde a germinação até a colheita.

O objetivo do projeto Horta Escolar é estimular o envolvimento das crianças no plantio e melhorar os hábitos alimentares da população, por meio de ações interativas, que motivem as famílias a fazerem escolhas mais conscientes, além de desenvolver práticas sustentáveis.

Estas escolas recebem sementes e mudas para o plantio, além de cartilhas educativas sobre o assunto.

Como funciona

O projeto estabelece que cada escola crie um Grupo de Apoio Escolar (composto por professores, merendeiras, direção e coordenação pedagógica) para o desenvolvimento da ação.

Os profissionais recebem capacitação específica e também criam um grupo de 40 alunos que são chamados de multiplicadores, que tem a finalidade de ampliar os conhecimentos aprendidos para os demais colegas.

As equipes montam seus canteiros e hortas com hortaliças e temperos em local designado pela escola, sendo realizada com acompanhamento da direção e sob a monitoria e orientação de professores e de agentes facilitadores.

Os espaços de cultivo da horta escolar são cuidados semanalmente pelos estudantes, Grupo de Apoio Escolar sob a orientação dos facilitadores.

Estão previstas também ações de voluntariado e de colheitas, nas quais os estudantes poderão degustar (em casa e/ou na escola) os alimentos colhidos e desenvolver receitas com os alimentos cultivados.

Os alunos ainda são estimulados a pesquisar sobre o tema e discutir em sala de aula e com familiares o aprendizado obtido.

SEGUNDA VERDE

Itapevi é a primeira cidade da Região Oeste a implementar a iniciativa nas escolas, que tem como objetivo estimular e desenvolver de hábitos saudáveis, por meio de uma alimentação balanceada e nutritiva. Toda segunda-feira é oferecida uma alimentação saudável sem a presença de proteína animal.

Os alunos estão se adaptando aos novos pratos e sabores, como quibe de abóbora, hambúrguer de feijão, polenta com folhas verdes e macarrão com lentilha. Essas foram  algumas das opções do cardápio da Segunda Verde, programa de alimentação escolar implantado em agosto pela Prefeitura de Itapevi, às segundas-feiras, para os alunos da rede municipal de ensino. Sem custos para o município, o programa Segunda Verde beneficiará todos os 29,5 mil alunos da rede municipal.

A ONG Sociedade Vegetariana Brasileira deu suporte à ação, sugerindo alternativas de alimentos a serem incluídos no cardápio para a equipe de nutricionistas responsável pela merenda.

No final de julho, 200 profissionais responsáveis pela elaboração das merendas da rede de ensino receberam orientações sobre a forma de preparo dos novos pratos.

Merenda reforçada

O Sexta Feliz é um programa destinado a complementar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 25 mil crianças.

O programa distribui um lanche extra, às sextas-feiras, na saída da escola, complementar à merenda que já é servida para todos os estudantes da rede municipal.

São cinco combinações diferentes, que variam a cada sexta-feira, e incluem suco, achocolatado, frutas, lanches, bolo biscoitos. Principal objetivo é reduzir a ausência das crianças nas sextas-feiras.