A Prefeitura de Itapevi apresentou, nesta quinta (6), o balanço de ações da campanha Maio Amarelo, realizada ao longo de maio para aumentar a consciência da população sobre a prevenção e a redução de acidentes de trânsito na cidade.

Durante a campanha, encerrada no último dia 31, foram realizadas palestras de conscientização para cerca de 600 alunos do 4º ano de 10 escolas da rede municipal de ensino.

Motoristas, cobradores e gestores de empresas de ônibus também participaram de evento educativo sobre acidentes de trânsito.

Ao longo do mês, foram distribuídos cinco mil folhetos e adesivos de conscientização e 250 antenas de segurança para os motociclistas nas blitze educativas realizadas pelos agentes do Demutran (Departamento de Trânsito) de Itapevi.

Maio Amarelo

Com o tema No trânsito o sentido é a vida, definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o Maio Amarelo da Prefeitura contou ainda com faixas informativas nos semáforos, colagem de adesivos e entrega de guarda lixos nas principais vias de Itapevi.

“Trabalhamos sempre com foco na redução de acidentes de trânsito”, disse o diretor de Trânsito de Itapevi, Henrique Teixeira. “Quando conseguimos diminuir as ocorrências com vítimas, reduzimos, também, gastos com saúde pública, aliviando o contribuinte”, afirmou.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante.

Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito ainda em 2009 em 178 países.

Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia.