A Prefeitura realizou duas ações de conscientização e combate à violência contra a mulher nesta sexta-feira (6). A primeira delas foi uma panfletagem na estação de trem de Itapevi da CPTM. A segunda foi a inauguração do “Portal de Fitas Contra a Violência Doméstica”, que aconteceu na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Vila Santa Rita.

As iniciativas celebram 15 anos de aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), promulgada em 7 de agosto de 2006, que criou mecanismos efetivos de combate à violência contra as mulheres estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às vítimas em situação de violência doméstica.

Durante o evento de panfletagem, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania distribuíram folhetos informativos e orientaram as pessoas sobre como devem proceder caso sofram ou presenciem um ato de violência doméstica. A iniciativa contou com a participação da ONG Ser Amor.

No evento realizado no prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, onde está situada a DDM, foram amarradas fitas com a mensagem “Pelo fim da violência contra as mulheres” nos gradis em frente à entrada da delegacia, simbolizando a luta e o combate em defesa à vida e à garantia dos direitos das mulheres.

As autoridades lembraram que as violências à mulher podem ser caracterizadas das seguintes formas: física (tapas, beliscões, empurrões, queimaduras, cortes, socos, chutes, etc), sexual (situação em que a mulher é obrigada a presenciar ou participar de atos sexuais sem consentimento), psicológica ou moral (constrangimentos, humilhações, ridicularização, exploração, chantagem, ameaças, acusações, xingamentos, difamações, etc), patrimonial ou financeira (ato de se apropriar, destruir parcial ou totalmente seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, etc).

As ações contaram com a parceria da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi, que levou aos locais a equipe especializada de segurança e a viatura do programa Guardiã Maria da Penha, além de parte do efetivo da corporação.