Hoje é o Dia Nacional do Trânsito, infelizmente somos o quinto país do mundo que mais mata em acidentes envolvendo veículos, segundo pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  Em 2018, foram registradas 3.627 mortes em São Paulo. De 2009 a 2016, o total de óbitos em acidentes de trânsito no país foi de 19 para 23,4 por 100 mil habitantes.

Com a proposta de reduzir o número de acidentes no trânsito foi criado em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro e a Semana Nacional de Conscientização no Trânsito, onde é comemorada anualmente entre os dias 18 a 25 de Setembro.

Itapevi aderiu à campanha “No trânsito, o sentido é a vida” e realizou diversas ações para conscientizar sobre os riscos que o trânsito oferece, como entregas de panfletos com orientações aos motoristas, comerciantes e toda a população, entrega de certificados do programa “Uma Via de Mão Única” aos estudantes do Cemeb Profª Maria Zibina Carvalho e distribuição de 150 antenas corta linhas de pipas gratuitamente aos motociclistas.

O objetivo foi alertar os riscos não apenas aos condutores de veículos, mas também aos pedestres, passageiros, motociclistas e ciclistas a optarem por um convívio no trânsito mais seguro a todos.

“A população tem mostrado muito interesse para ouvir as orientações e estão gostando bastante.” Afirma o chefe do Núcleo de Educação de Trânsito do Demutran de Itapevi, Renato José de Souza.

Quem tiver interesse em adquirir as antenas corta linhas de pipas, pode comparecer até o Departamento do Demutran, que esta localizado na Rua Joaquim Nunes, 65 – Centro, Itapevi, até sexta-feira (27) ou até durarem o estoque.

Os principais motivos dos acidentes

Grande parte dos acidentes de trânsito são causados geralmente por imprudência do condutor, como por exemplo: dirigir alcoolizado, em alta velocidade e falta de atenção. O uso do celular é a terceira maior causa de acidentes.