O Ginásio de Esportes de Itapevi reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, nesta quarta-feira (26), durante a formatura do primeiro semestre do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas), que capacitou 912 crianças de sete escolas da rede municipal de ensino. O programa é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A aluna Andreia Kolle, 10, estudante do Cemeb Trasila do Amaral, ficou entusiasmada com a formatura. “Aprendi com o Proerd que nunca devemos aceitar drogas e devemos ser responsáveis porque muitas pessoas se afundam em bebidas, cigarro e outras substâncias que viciam”, disse.

“Precisamos criar referências positivas para as nossas crianças e isso começa pelos valores difundidos dentro da família”, disse a capitã da PM, Sandra Aparecida dos Santos. “O exemplo que damos muda a vida para melhor de quem observa nossas ações”, disse.

Os estudantes que participaram da formação deste primeiro semestre são das seguintes unidades educacionais de Itapevi: Bemvindo Moreira Nery (Cohab), Vinicius de Moraes (Jardim Itacolomi), Tarsila do Amaral (Parque Suburbano), Magali Trevisan Proença de Almeida (Jardim Santa Cecilia), Antonio Gonçalves Dias (Vila Gioia), Floriza Nunes de Camargo (Jardim Rainha) e Antonio Carlos Gomes (Jardim São Luiz).

No segundo semestre, a previsão é de que mais 1 mil estudantes recebam formação – todos os participantes do programa são do 5º ano do Ensino Fundamental.

Sobre o Proerd

É uma ação desenvolvida há 25 anos pela Polícia Militar junto às crianças de todo Estado para coibir o uso de drogas e conscientizar sobre o perigo dos entorpecentes. Em Itapevi, a iniciativa existe há 21 anos e mais de 48 mil crianças já receberam formação.

Os policiais são treinados e utilizam material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) para ensinar os jovens sobre a importância de se afastar dos problemas e superar desafios. Ao longo de seis meses, as crianças recebem orientações de instrutores da PM uma vez por semana durante cerca de uma hora sobre o Proerd.

O intuito da iniciativa é, sobretudo, encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.

O Proerd oferece ainda estratégias para o desenvolvimento das habilidades sociais, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.