Um show de cores, sons e de nacionalismo. Estes foram apenas alguns dos ingredientes que marcaram o tradicional Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro em Itapevi. O evento foi realizado no Corredor Oeste Metropolitano (Rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro, e reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre participantes e espectadores.

A data comemorativa é considerada uma das mais importantes do país. A proclamação da independência aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, com o grito do imperador Dom Pedro I. Neste ano foi celebrado o 201º ano da proclamação da independência do Brasil.

Participaram do desfile 47 escolas municipais e estudantes da Escola Estadual Professora Celina de Barros Bairão. O tema foi “Da Colonização à Globalização – Brasil onde chegamos?”.

Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção, sendo realizados também em 2019 e 2022 e foi suspenso nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia.

O público presente teve à disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e tendas de alimentação. Foram disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.

Solenidade

A abertura da solenidade contou com a presença de autoridades, hasteamento da bandeira nacional e a execução dos hinos nacional e de Itapevi.

O desfile foi dividido em oito pelotões e levaram para as ruas os seguintes temas: Descobrimento do Brasil; Colonização do Brasil; Chegada dos Imigrantes no Brasil; Independência do Brasil; Brasil Republicano; São Paulo da Garoa, São Paulo que terra boa…; Estação Itapevi e A Era da Globalização – Itapevi Conectada.

O evento contou com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música; pelotão de fanfarra de estudantes da Escola Estadual Professora Celina de Barros Bairão, Amigos de Bike, Ordem dos Desbravadores, Romeiros, GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e carros oficiais dessas instituições.

Interdição do Corredor Oeste

O Corredor Oeste Metropolitano (Rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro, foi interditado para o Desfile Cívico de 7 de Setembro e será reaberto às 18h desta quinta-feira (7) com o encerramento do evento.