A Prefeitura de Itapevi promove, às 14h30, desta terça-feira (12), a cerimônia de entrega dos selos da Lei Lucas de Primeiros Socorros para 76 escolas da cidade que passaram por essa certificação.

O município é o primeiro da Região Oeste e do estado de São Paulo a contar integralmente com pelo menos dois representantes em cada unidade escolar do município para realizar atendimento junto aos alunos.

“Os selos e os certificados simbolizam a credibilidade e confiança por parte da sociedade nos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de Educação do município e da rede particular”, avalia o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos).

A certificação acontecerá no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro). De acordo com a legislação federal, toda unidade escolar precisa ter professores e funcionários capacitados a prestarem esse tipo de atendimento às crianças. Itapevi também tem aprovada a lei municipal n°2.649/2019, que reforça e autoriza o curso de primeiros socorros em estabelecimentos públicos e privados da educação básica e de recreação infantil.

Deste total, 67 são da rede municipal de ensino e outras nove instituições particulares da cidade. Além dos selos que serão entregues aos diretores de escolas, a administração municipal vai distribuir outros 150 certificados, nominalmente, aos funcionários que participaram da formação e reciclagem.

Curso
O curso tem a duração de 20 horas, das quais 16 à distância e quatro presenciais, por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e o Corpo de Bombeiros. Desde 2022, monitores, agentes de inclusão, professores, coordenadores, vice-diretores e diretores têm recebido treinamento de primeiros socorros para lidarem com emergências escolares, especialmente o engasgo.

Desde março e, a partir da capacitação dos profissionais da rede em Itapevi, toda unidade escolar da cidade conta hoje com profissionais aptos e capacitados para atender, nos dois períodos de aula – manhã e tarde -, em caso de necessidade.

Sobre a Lei Lucas
A Lei Federal Lucas (13.722/18) obriga as escolas públicas e privadas a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A legislação foi criada após a morte de Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, em Campinas (interior de São Paulo), que se engasgou com um pedaço de salsicha na escola em 2017.