Novo modelo de ensino é tema da capacitação que acontece até sexta-feira (14)

A Prefeitura de Itapevi realiza, até sexta-feira (14), formação pedagógica especializada para cerca de 150 educadores itapevienses. A capacitação está acontecendo na Escola do Futuro de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano, e é destinada aos professores que irão lecionar, neste ano, nas unidades de tempo integral.

Além do Tarsila, em março, a Prefeitura inaugura a segunda escola de tempo integral, no Santa Rita (Cemeb Irany Toledo), e no segundo semestre, o Cemeb Magali Trevizan, na Chácara Santa Cecília, também será transformado em ensino integral. Por conta disso, os alunos das três unidades não terão aulas nesta semana.

O treinamento dos docentes está focado no modelo Escola da Escolha, novo conceito pedagógico que prioriza a revitalização e a ressignificação dos espaços escolares para possibilitar a realização de atividades de ensino, com foco no estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos estudantes.

Com as novas diretrizes, aplicadas inicialmente nas escolas de tempo integral, a administração municipal visa melhorar a qualidade da Educação Básica em toda a rede municipal de ensino.

Após o período de implantação nas três unidades, elas serão disseminadas para as demais unidades de ensino do município.

Escola do Futuro

A Escola do Futuro está conectada com as novas demandas da sociedade, com sistema pedagógico orientado pelo ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, onde o protagonismo do aluno é incentivado desde o momento em que ele entra na escola.

Essa é uma das primeiras medidas para tornar a educação de Itapevi referência nacional, como prevê o programa Educa Itapevi. Meta é que em até 20 anos todas as crianças do Ensino Fundamental Ciclo I estejam estudando em tempo integral.

As escolas do futuro oferecem educação de tempo integral, das 7h às 16h. Os alunos, do 1º ao 5º ano do Ciclo I, terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.

Educa Itapevi

O modelo Escola do Futuro de Tempo Integral faz parte do Programa Educa Itapevi, série de iniciativas que incluem ainda a vinda da primeira faculdade pública da cidade, da ETEC e de uma faculdade privada com cursos de medicina, passando pela reformulação das diretrizes pedagógicas e a implementação de parcerias, como a celebrada com o Sistema SESI de Ensino, para garantir materiais didáticos de ponta para todos os alunos da rede municipal.

Trata-se de um projeto de longo prazo, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.

Conheça as 8 grandes metas de longo prazo para transformar a Educação de Itapevi

– Universalização do ensino em tempo integral para alunos do Ciclo I do ensino Fundamental

– Zerar, até 2026, a fila de espera da Educação Infantil

– Início da municipalização do Ciclo II (5º ao 9º ano)